Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Opinião

ENSAIOS


Campanha "O BRASIL PRECISA LER".

O livro é essencialmente um instrumento cultural de difusão de idéias, transmissão de conceitos, documentação, entretenimento ou ainda condensação e acumulação de conhecimento.

Como resultado da péssima qualidade do ensino nas escolas brasileiras "75% dos adultos tem alguma deficiência para escrever, ler e fazer contas, o que acarreta um efeito devastador sobre a sua capacidade de se expressar". (Exame nº 19 – 27/09/2006).

Quer contribuir efetivamente para o desenvolvimento do Brasil? Leia.

"Os homens experientes do mundo sabem muito bem que é melhor pagar até o último vintém as dívidas à medida que vencem, e que uma pequena frugalidade pode custar. Aquele que toma emprestado avança em seu próprio débito."

Emerson é considerado o pioneiro da independência intelectual americana. Em lugar de exaltar, como era de hábito, as virtudes domésticas, o conformismo diante dos padrões estabelecidos, o respeito irrestrito e submisso às velhas tradições e aos costumes herdados de além-mar, ele se dirigia a cada um dos seus ouvintes como indivíduo. Chamava a opinião pública de vaidade.

Fundador do transcendentalismo americano, de tendência panteísta, doutrina segundo a qual só o mundo é real, sendo Deus a soma de tudo quanto existe, pregou o desprezo das riquezas materiais e um amor a Deus fundamentado na alegria.

Além da sua obra "A Conduta para a Vida", entre outras, escreveu seus célebres "Ensaios", (1841 e 1844), que constituem a expressão mais característica de tudo o que produziu literariamente.

"Ensaios", traz uma seleção dos principais textos de Emerson, recheado com reflexões e meditações. Faz parte da coleção a Obra-prima de Cada Autor, da editora Martin Claret (www.martinclaret.com.br), 2003, 245 páginas, com tradução de Jean Melville.

Seus textos falam de Caráter: "É uma desgraça recorremos a fatos para confirmação da nossa palavra e dignidade". De História: "O fato narrado tem de corresponder a algo em mim para ser acreditável e inteligível. Todos nós, ao lermos, precisamos nos tornar gregos, romanos, turcos, sacerdote, rei, mártir, algoz; precisamos fixar essas imagens em alguma realidade em nossa experiência íntima, ou então nada aprenderemos corretamente". De Autoconfiança: "Acreditar em vosso próprio pensamento, acreditar que aquilo que é verdadeiro para vós, no fundo de vosso coração, é verdadeiro para todos os homens – isso é o gênio".

Falam, também, de Compensação: "Em todos os elementos da natureza encontramos polaridade, ou ação e reação". De Leis Espirituais: "A sinceridade é o único modo de falar e escrever que não passará jamais de moda". De Amor: "Um amante é querido pela humanidade inteira". De Amizade: "Sem que eu os procurasse, meus amigos me encontraram". De Prudência: "Morrerá aos poucos aquele que desdenha das coisas pequenas". De Heroísmo: "O heroísmo sente, nunca raciocina, e por esse motivo sempre está certo". "Faz sempre o que tens medo de fazer".

Seus ensaios nos dizem: "Em cada ato da alma, inefável é a união de homem e Deus", quando escreveu sobre A Alma do Mundo. Nos disse também: "Um homem verdadeiro nunca o adquire segundo regras aprendidas no colégio", escreveu sobre Intelecto.

E por fim, seu ensaio sobre Arte nos faz refletir quando disse: "Nas paisagens, o pintor deve sugerir uma criação mais formosa do que a conhecemos. Ele deve omitir os detalhes, a prosa da natureza e nos dar apenas espírito e o esplendor." "Àquilo a que visavam e prometiam é oferecido nosso melhor elogio, e não ao resultado da mão".

É um livro fascinante. Só não refletirá que não o ler.

Ralph Waldo Emerson viveu entre 1803 a 1882. "Viver, deixar viver e ajudar a viver". Mais uma pérola: "Que cada homem se preocupe com seu trabalho e que cada homem respeite o trabalho de seus semelhantes".

ENSAIOS – Ralph Waldo Emerson
Sérgio Ramos
  (www.sergioramos.com.br)

Mais Sobre Opinião

Congresso brasileiro saqueia seu próprio país, diz geóloga da Petrobras

Congresso brasileiro saqueia seu próprio país, diz geóloga da Petrobras

Ana Patrícia Laier, geóloga da Petrobras há 18 anos, explica didaticamente o "caso" das áreas de cessão onerosa que a Petrobras adquiriu durante seu p

Cruzada moralista no Brasil - Por Professor Nazareno

De uns tempos para cá, muitos brasileiros estranhamente se viram envolvidos em uma cruzada moralista sem precedentes...

Quanto mais caro melho - Por Carlos Brickmann

Não é por falta de recursos que o Brasil deixará de eleger os melhores políticos que o dinheiro pode comprar. E, caro leitor, deixe de se queixar dos

 A volta das maritacas políticas do Centro-Oeste - Por Vasco Vasconcelos

A volta das maritacas políticas do Centro-Oeste - Por Vasco Vasconcelos

A grande maioria das raposas políticas ancoradas na Capital da República, ao contrário dos pensadores e homens públicos de primeira linha aqui reside