Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Follador pede que municípios depositem em juízo os valores das contas de luz


Follador pede que municípios depositem em juízo os valores das contas de luz - Gente de Opinião

O deputado Adelino Follador (DEM) apresentou e obteve a aprovação da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa (CCJ), de requerimento dirigido à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), para informar ao Parlamento sobre os valores pagos à Energisa antes e após a série de aumentos de custos da energia em Rondônia.

O parlamentar disse que se reuniu no mesmo dia com o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Cláudio Santos, e pediu que a entidade lidere a união de todos os prefeitos do Estado, com a orientação de adotar uma posição única em relação à Energisa, eis que a dívida que gerou a certidão negativa de débitos para empresa, que agora foi cassada, penalizou e ainda penaliza os municípios, eis que incide sobre os 25% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que cabe a cada municípios. “Por isso, sugerimos que os municípios de Rondônia sigam o exemplo do Estado e depositem em juízo o valor da conta de energia, em vez de pagar à Energisa”, pediu o deputado.

Adelino Follador destacou também, enquanto atendia a imprensa em seu Gabinete, que conforme descoberta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energisa, que a concessionária de energia não tem mais a certidão negativa de débitos do Governo, e que também não pode mais escapar de pagar R$ 1,1 bilhão devido a Rondônia, fato que descaracteriza as ilações produzidas contra o Parlamento, de que a demanda com a empresa poderia trazer prejuízos financeiros ao Estado.

Fazendo coro aos outros membros da CPI, Follador disse que agora com  falta da certidão negativa, a Energisa se obriga a negociar sua dívida ou parte dela com o Governo do Estado. Se recusar será obrigada a abrir mão de valores milionários repassados mensalmente pelo Governo Federal por conta de compensação, devido à tarifa social que precisa ser obrigatoriamente aplicada pela empresa, entendimento compartilhado por todos os membros da CPI.

Follador disse que agora aguarda as providências da Arom, quanto a orientação aos municípios para fazerem o recolhimento do valor da conta de energia em juízo, ao mesmo tempo em que aguarda uma resposta da Sefin, que prometeu conferir se os aumentos dos valores dessas contas de energia atendem ao limite autorizado ou se extrapolaram esse limite. “Esperamos ter todas essas informações já no início da próxima semana”, previu o deputado destacando que só a partir delas é que será possível fazer uma avaliação acurada dos fatos e adotar as medidas legais e adequadas.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alerta: Energisa orienta sobre cuidados com cabos de energia rompidos

Alerta: Energisa orienta sobre cuidados com cabos de energia rompidos

Situações como descargas atmosféricas, fortes chuvas, ventanias, colisões de veículos contra postes e até mesmo contato de veículos altos, como cami

Energisa alerta: objetos estranhos na rede elétrica causaram mais de 200 ocorrências em Rondônia em 2025

Energisa alerta: objetos estranhos na rede elétrica causaram mais de 200 ocorrências em Rondônia em 2025

Objetos arremessados ou presos à rede elétrica provocaram mais de 200 ocorrências em Rondônia somente em 2025. Ao longo desses registros, foram cont

Jirau Energia oferece oportunidades de trabalho em Rondônia

Jirau Energia oferece oportunidades de trabalho em Rondônia

A Jirau Energia está com inscrições abertas para vagas nas áreas Administrativa e de Operação e Manutenção, contemplando níveis júnior, pleno, sênio

Mais de 2 mil furtos de energia são registrados no setor comercial de Rondônia

Mais de 2 mil furtos de energia são registrados no setor comercial de Rondônia

Rondônia registrou, em 2025, quase 2 mil casos de furto de energia envolvendo estabelecimentos comerciais de diferentes portes. As irregularidades i

Gente de Opinião Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)