Quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 - 06h43
Fábio Grinberg
A frase do título da coluna parece retrograda ou até mesmo repetitiva. Mas ainda é de se impressionar a quantidade de pessoas, muitas delas empresários atuantes no mercado, que ainda têm em projetos e programas o objetivo de se conseguir resultados em um curtíssimo espaço de tempo.
Os exemplos e cases de sucesso da internet, onde empresas ganham ou passam a valer bilhões de dólares a partir de uma tacada bem sucedida como o Facebook, por exemplo, acabam trazendo consigo uma certa ilusão de semiótica a quem assiste tudo do lado de fora.
A internet ganhou espaço não só por ser um novo meio infinitamente mais abrangente de propaganda, mas sim pelas inúmeras possibilidades de propaga-la. O problema é que a maioria das estratégias e planos de marketing digital perde-se na urgência de se trazer o chamado “dinheiro fácil”.
No começo de cada projeto, a quantia do investimento pode ditar esse encurtar de etapas. Com a ajuda de um SEO, uma empresa pode ser top 10 em buscadores como o Google em poucos dias ou semanas de trabalho. Seja através do link patrocinado, como em busca orgânica.
O sucesso ou acesso ao topo repentino, porém, pode servir como um frustrado plano de publicidade. Em poucos dias, o empresário tem o acesso e a busca de serviços feitos por centenas de pessoas. A partir deste ponto, há o relaxamento nas estratégias de ação sobre o mercado e, principalmente, a retirada repentina do investimento médio empregado até então.
Ao perceber que sua empresa está sendo visitada por milhares de internauta, o empresário acaba caindo no erro de achar que o ponto principal do projeto foi atingido e que ele não precisa mais de serviços de um SEO, com um programa de link patrocinados e estrutura de sites bem feitos.
Ele encerra uma parceria, por exemplo, e vê, em poucas semanas, a procura pelos seus serviços cair vertiginosamente e, conseqüentemente, o nome de sua empresa desaparecer das ferramentas de buscas.
Cases de sucesso mostram e deixam comprovado que um projeto bem feito é aquele que tem uma estrutura sólida, conquistando o consumidor e deixando o nome da empresa em evidência constantemente.
Como um dos meus cases. O da Pousada Villa Camboa. Em 60 dias de projeto e lançado na internet através de links patrocinados, a empresa alcançou 337 cliques através de buscas como “Pousada Litoral Norte” e outros 352 cliques de internautas que procuraram pelas palavras “Pousadas em Camburi”.
Outro exemplo, que une tanto os links patrocinados quanto a busca orgânica pode ser citado através da www.aluga.net. Em poucos dias foram 96 cliques para “Aluguel de Computadores” e 106 outros cliques para a busca através das palavras “Locação de Computadores”. Isso fez com que, na busca orgânica, a empresa aparecesse em primeiro lugar no Google.
É de extrema necessidade ter em mente um prazo de retorno e o budget disponível, sempre atualizando com a melhor estratégia para se por em prática. Uma dica para pequenas e médias empresas é dar início às campanhas de Links Patrocinados do Google Adwords com uma verba maior e ir reduzindo os investimentos na medida em que o tráfego da busca orgânica começar a gerar conversões. O empresário deve sentir o mercado e atingir uma média de custo que seja interessante e que mantenha a empresa em evidência.
A melhor saída é uma campanha de links patrocinados em conjunto com um plano estratégico de um SEO. Na busca orgânica, a empresa terá uma taxa de conversão geralmente maior e mais qualificada que os links patrocinados, com investimentos que trará retorno em médio e longo prazos.
Já os links patrocinados trazem resultados assim que as campanhas são iniciadas, pois são exibidos instantaneamente. Se bem gerenciado, e aí é que entra o papel fundamental de se ter um bom SEO tocando a sua campanha, o retorno e o sucesso são garantidos e estabilizados. Milagres nesse meio, como muitos SEOs vendem e outras várias empresas compram, não existem.
E você? Qual sua opinião sobre o assunto? Entre em meu site e dê sua opinião:www.topgoogle.com.br.
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