Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Donald Trump volta à Casa Branca


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

Donald Trump venceu a eleição para a presidência dos Estado Unidos, apesar de todas as pesquisas eleitorais (eu disse todas) apontarem empate técnico entre o republicano e a democrata Kamala Harris. Como empate técnico, cara pálida, se Trump chegou pilotando um caminhão de votos na frente de sua adversária. Matou dois coelhos com uma votação só, ou seja, derrotou Kamala e os institutos de pesquisa eleitoral, que ficaram desmoralizados.

Na eleição para a prefeitura de Porto Velho, institutos de pesquisa eleitoral indicavam vitória da candidata Mariana Carvalho (União Brasil) no primeiro turno. Erram. Houve segundo turno, sim, e os adivinhos da vontade social foram obrigados a engolir a própria empáfia. No segundo turno, mais uma escorregada feia. Disseram que Mariana Carvalho seria eleita com uma pequena margem de votos. Deu Léo Moraes (Podemos) na cabeça, com mais de trinta mil votos de diferença.

Como se vê, não é só no Brasil que institutos de pesquisa eleitoral são contrariados pelos resultados das urnas. Os gringos também derraparam. E feio. Perdoem-me os especialistas no assunto, mas se eu não acreditava muito em pesquisa eleitoral, depois dessas mancadas, agora é eu não confio mesmo.

Depois de demonizar Donald Trump nas redes sociais, o presidente Lula não escondeu sua preferência pela candidata Kamala Harris. Teria dito, inclusive, que, em caso de vitória de Trump, não cumprimentaria o futuro presidente dos Estados Unidos, mas parece que foi dissuadido.  Trump retornou à Casa Branca. E agora? O presidente Lula bem que poderia ter ficado calado. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O nascimento da consciência do Ocidente

O nascimento da consciência do Ocidente

Adão e Eva e os dois caminhos culturais do Ocidente e do Oriente Na narração de Adão e Eva expressa-se o nascimento da consciência do Ocidente mar

Banco Master, o crime organizado e outras mazelas

Banco Master, o crime organizado e outras mazelas

CADA VEZ FICA MAIS ÓBVIO QUE O CASO MASTER TEM AFINIDADE COM O CRIME ORGANIZADO. Mesmo que não fosse como aqueles praticados por bandidos com cartei

O custo de ser família

O custo de ser família

Na Alemanha ter Filhos está a tornar-se um Luxo De acordo com uma pesquisa do instituto Insa, a maioria dos alemães acredita que formar uma família se

Tudo por dinheiro? CAS/Senado aprova PLS 2294/2024 sobre exame nacional de proficiência em medicina (Profimed)

Tudo por dinheiro? CAS/Senado aprova PLS 2294/2024 sobre exame nacional de proficiência em medicina (Profimed)

Provérbios 31:8-20: “Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Abre a tua boca a favor do mundo, a

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)