Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

DONA LABIBE AIECH BÁRTOLO, UM ANJO QUE VOLTA PRO CÉU


Várias pessoas poderão escrever sobre Dona Labibe Aiech Bártolo.  E todos os elogios que fizerem são verdadeiros.  No entanto, nós moradores do bairro Caiari mais próximos de Dona Labibe e que pudemos conviver com ela nesses trinta, quarenta ou cinquenta anos temos muito mais a dizer, podemos falar da pessoa dela, da vizinha sempre próxima.

A imagem que trago dela é sempre da mulher alegre e dispostaDONA LABIBE AIECH BÁRTOLO, UM ANJO QUE VOLTA PRO CÉU - Gente de Opinião a ajudar: um copo de açúcar, um pouco de arroz, o jornal depois de lido, tudo era partilhado com os vizinhos. Nos tempos de dureza e dificuldade que cada vizinho passava, ela era a mão amiga. Não reclamava ou fazia cara feia ou dizia que não tinha. Era a mão sempre estendida.

Sempre foi elegante, não por buscar se vestir requintadamente, mas pela sua maneira de tratar as pessoas. Na convivência com os vizinhos não era dada a intrigas ou fofocas.  Soube o que era ser tratada diferente quando aqui chegou com sua mãe, Maria Turca (assim apelidada), em 1912, por isso não fazia juizo de valor sobre as pessoas.  Tinha sempre um café com pão para um pedinte que batia à sua porta, não importava se era mendigo, alcoolista ou drogado, ela não fazia acepção de pessoas.
Escolheu partir na quarta-feira de cinzas. Não quis deixar triste, no carnaval, o bairro em que viveu e tanto cuidou. E foi isso que pediu, em uma entrevista de jornal em 2005, que o Prefeito que tomava posse cuidasse de nossa cidade, não permitisse que ficasse feia.

Foi internada em no dia 31 (treze invertido) de dezembro. Quis esperar o Natal passar, não queria nos ver tristes. Partiu numa data cabalística, para ficar sempre em nossa memória, 13 de fevereiro de 2013 com 103 anos de idade, 3 meses antes do seu aniversário, que seria comemorado em 13 de maio de 2013.

Vai mais que uma parte de nossa história, vai um símbolo da nossa identidade. Uma pessoa que é um exemplo para seus contemporâneos e aos que chegaram e chegam.

Vai um pouco da nossa alegria. Fica o símbolo. Fica o que ela representa para cada um de nós de modo particular. E fica o que representa para todos nós. Uma mulher forte, solidária, generosa e alegre que cumpriu sua jornada e seguiu com sua veste branca, purificada para o grande encontro com o Pai.

Como disse seu neto Darck, filho de Raquel, na hora do sepultamento: “Labibe Bártolo significa a palavra amor, é um anjo que volta pro céu”.

Luiz Augusto de Freitas Guimarães, psicólogo e morador do bairro Caiari.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maria Imaculada e a emergência de uma nova visão do real

Maria Imaculada e a emergência de uma nova visão do real

Teologia, Filosofia e Ciência em DiálogoA celebração da Imaculada Conceição, a 8 de dezembro, confronta o pensamento contemporâneo com uma questão

Quem estaria tentando melar a eventual candidatura de Hildon Chaves ao governo de Rondônia?

Quem estaria tentando melar a eventual candidatura de Hildon Chaves ao governo de Rondônia?

Em julho deste ano, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, anunciou o nome do ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, como pré-candidato

Bolsonaro (ainda) não morreu!

Bolsonaro (ainda) não morreu!

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi julgado, condenado e atualmente está onde sempre deveria: na cadeia. O STF o condenou a 27 anos e três meses por

Por que os deputados devem rejeitar os PLS 2294 e 3000 de 2024: Exames descabidos e caça-níqueis à moda da OAB para médicos e dentistas

Por que os deputados devem rejeitar os PLS 2294 e 3000 de 2024: Exames descabidos e caça-níqueis à moda da OAB para médicos e dentistas

Há trinta e um anos, os mercenários da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se encantaram com o lucro fácil ao usurpar atribuições do Estado, por meio

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)