Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

DESCORTINANDO A VERDADEIRA GUAYARAMERÍN


 DESCORTINANDO A VERDADEIRA GUAYARAMERÍN - Gente de Opinião

Depois que voltei a morar na Pérola do Mamoré - minha terra natal - tenho ido com mais frequência passear na cidade de Guayaramerín, Bolívia. Lá procuro fazer o que 99% dos turistas, visitantes e sacoleiros não fazem, que é conhecer e usufruir daquilo que há de mais interessante e delicioso na cidade irmã da Pérola do Mamoré, qual seja: sua gente e sua cultura.

A cultura, a história e as pessoas que moram na cidade Guayaramerín, são invisíveis para turistas, muambeiros e analfabetos estéticos, que invadem a cidade hermana com o voraz propósito de consumir tudo que encontrar pela frente, sem qualquer senso e responsabilidade de consumo. Chegam de suas cidades de origem apenas para comprar tudo o que é de bugiganga pirateada “mede in china”.

Para quem quer comprar ou consumir qualquer produto, verdadeiramente boliviano, capaz de traduzir o espírito e a alma da Bolívia e de seu povo, neste caso, os caminhos são outros e não passam, necessariamente, pela Calle Federico Román, via de fluxo comercial intenso de Guayaramerín, onde está sediada a maioria das lojas que vendem todo tipo produtos e quinquilharias (quase sempre falsificadas), importadas da China.

Neste último domingo, dia 5, mais uma vez fui até a cidade de Guayaramerín, Bani, acompanhado de Jamyle Vanessa (minha irmã que veio passar o Reveillon em família), e da Professora Lilian da Silva Ferreira, que conhece a cidade co-hermana como a palma de sua mão. Não deu outra e, mais uma vez mergulhei nas tradições, cultura e cotidiano dos nossos irmãos bolivianos.


DESCORTINANDO A VERDADEIRA GUAYARAMERÍN - Gente de Opinião
 

Ciceroneados pela Professora Lilian, começamos o passeio tomando algumas cervejas parcenãs no Bar Veintiocho, localizado na Calle Sucre, subesquina com Calle Oscar Ú de La Vega. E enquanto degustávamos um dos melhores produtos genuinamente boliviano – a cerveja parcenã – e falávamos sobre diversos assuntos e sobre algumas pessoas de feitos maravilhosos – e de outras gentinhas de procedência e postura ordinárias - também escutávamos uma banda musical, afinada, tocando cancioneiros bolivianos, ali bem próximo. Depois de algumas cervejas, já encorajada, a Professora Lilian resolveu tirar a limpo onde acontecia tal festa.

Ao voltar, nossa espiã deu poucas informações, como é do perfil dos agentes secretos. Continuamos a beber parcenãs. Depois de uma dúzia, já muy borracha, nossa cicerone nos intimou a comparecermos na festa dos hermanos, pessoas que se quer conhecíamos.

‘De penetra’, fomos nos chegando, com a maior cara de pau, e nos abancando na festa alheia. O fato é que fomos todos muito bem recebidos pelo anfitrião, sua família e amigos. A bandinha que animava a festa, em homenagem aos ‘penetras, logo passou a tocar samba da melhor qualidade. E aí foi tudo festa.

A acolhida maravilhosa foi realizada pelo filho do anfitrião, Engº. Luiz Pablo Roca Frota, que nos apresentou a todos e nos conduziu até a uma mesa farta, quando fomos convidados a comer. Prato principal: farofa de tortuga no casco (aqui também chamada de “peta” de rio), acompanhada de vários outros pratos deliciosos também feitos de tortuga (tartaruga). Comi despreocupadamente, afinal aqui não é proibido o consumo e, menos ainda, não há IBAMA na cidade irmã da Pérola do Mamoré.

E assim vou descortinando e conhecendo a verdadeira cidade de Guayaramerín, reconhecendo sua gente, compreendendo o multiculturalismo deste povo e experimentando os seus mais genuínos costumes.

Fonte: Ariel Argobe
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Proposta polêmica

Proposta polêmica

Na semana passada, uma vereadora de Porto Velho foi alvo preferencial de críticas ácidas nas redes sociais. Ela teria proposto um projeto de lei res

Rondônia? Só com passaporte!

Rondônia? Só com passaporte!

O artigo 1° da Constituição Federal de 1988 diz que o Brasil é uma República Federativa formada pela união indissolúvel dos Estados, dos Municípios

Porto Velho: saneamento não é luxo, é começo de conversa

Porto Velho: saneamento não é luxo, é começo de conversa

Porto Velho não precisa de varinha mágica; precisa de encanamento. De ralo que funciona, de rua que não vira igarapé, de torneira que não falha. Ent

17 de novembro: 75 anos de brasilidade deste jurista, homenagens a Vasco Vasconcelos e Luiz Gama, ícones da luta contra a escravidão e maior respeito à dignidade humana

17 de novembro: 75 anos de brasilidade deste jurista, homenagens a Vasco Vasconcelos e Luiz Gama, ícones da luta contra a escravidão e maior respeito à dignidade humana

No dia 17 de novembro celebram-se 75 anos de brasilidade, deste jurista,  data que também convida à reflexão sobre a trajetória de grandes juristas ba

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)