Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

DECLARAÇÃO ACERCA DA REINTEGRAÇÃO DO PRÉDIO DA UNIR


Porto Velho, 07 de outubro de 2011
 
 
Ao Povo de Rondônia
 
Aos Professores, estudantes secundaristas, trabalhadores e aos democratas de todo Brasil
 
Desde a última quarta-feira (05/10/2011) centenas de estudantes mantêm o prédio da UNIR Centro ocupado.
 
A ocupação, justa e legítima, deu-se em decorrência da postura anti-democrática adota pelo REItor da UNIR, Sr. Januário do Amaral, que de forma ardilosa e dissimulada, vem se recusando a negociar a pauta apresentada pelo Comando Geral de Greve, chegando a declarar a imprensa, falaciosamente, que “95% das pautas apresentadas pelos estudantes já foram atendidas”.
 
Novamente, e como de praxe, o REItor mente, mente, descaradamente!
 
No entanto, engana-se, ao desconsiderar a envergadura política que hoje a ocupação assume e subestimar a disposição inabalável de luta dos estudantes.
 
Nesta ocupação, não estamos sozinhos!
 
Junto a nós, encontram-se dezenas de professores da UNIR, estudantes secundaristas, mães e pais, que permanecem em vigília constante, dado o mandado de desocupação expedido pela justiça federal no dia 06/10/2011.
 
Declaramos, publicamente, que depende, única e exclusivamente do REItor da UNIR, a resolução deste impasse.
 
A ele, está colocada a tarefa de oficializar seu AFASTAMENTO do cargo do Reitor da UNIR, atendendo a reivindicação e ao desejo imperativo da comunidade universitária e do povo de Rondônia.
 
Desta forma, seguiremos ocupando a Reitoria da UNIR, até que se proceda ao afastamento do REItor da UNIR e a imediata instauração de uma auditoria em nossa Instituição, com o objetivo de averiguar as virtuais irregularidades cometidas no âmbito da Administração Superior da UNIR e da Fundação RIOMAR.
 
Resistiremos, reafirmamos assim, nossa firme decisão de defender com unhas e dentes a Educação Superior Pública, Gratuita, de Qualidade, Verdadeiramente Democrática e que Sirva ao Povo.
 
Em caso de invasão por parte da Polícia Federal, Força Nacional de Segurança ou qualquer outro efetivo de polícia, declaramos publicamente, que a responsabilidade pelo derramamento de sangue dos estudantes é de responsabilidade do Sr. José Januário de Oliveira do Amaral.
 
Não permitiremos por fim, atos de intimidação ou eventuais humilhações praticadas pela Polícia Federal, com vistas a criminalizar a legítima ocupação levada a cabo pelos estudantes!
 
Responderemos a altura, a qualquer tentativa de agressão aos heróicos estudantes, que demonstram diariamente, sua decisão, audácia e ousadia em lutar incessantemente, até a conquista de seus direitos, que tem sido sistematicamente vilipendiados pelo REItor Januário do Amaral!
 
À luta!
Nenhum direito a menos!
 
COMANDO GERAL DE GREVE DOS ESTUDANTES DA UNIR
 
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A voz que não se apaga (1)

A voz que não se apaga (1)

Lisboa, dezembro de 2024. No Parque das Nações, onde a Expo outrora prometeu um mundo sem fronteiras, ergue-se agora um cubo de vidro fumado. Dent

Rocha não está politicamente morto

Rocha não está politicamente morto

Não tenho procuração (nem quero) para defender o governador Marcos Rocha. Acho que já tem muita gente ganhando para fazer isso, mas se você acredita

Mendonça vs. Dino

Mendonça vs. Dino

Está formado o cabo de guerra entre André Mendonça e Flávio Dino, ambos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça mandou a Polícia Feder

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Dona Natalina casou-se muito cedo, aos 14 anos – costume da época no sertão baiano, onde mocinhas trocavam a infância por lares próprios cheios de s

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)