Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Cunha só tem uma saída: delatar quem comprou


Cunha só tem uma saída: delatar quem comprou - Gente de Opinião

247 – Não é mistério, em Brasília, que o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) montou uma base de apoio parlamentar própria a partir do dinheiro. Assim ele se tornou líder do PMDB e, em 2015, presidente da Câmara dos Deputados.

O que se estima, no parlamento, é que Cunha tenha, ao menos, 150 deputados fiéis, além de pelo menos uma dezena de senadores – e isso sem contar em alguns dos ministros mais próximos do presidente interino Michel Temer.

Depois de ontem, quando viu seu processo de cassação avançar no conselho de ética da Câmara dos Deputados, Cunha ficou sem saída. Isso porque, no mesmo dia, um juiz do Paraná determinou o bloqueio dos seus bens, dos seus familiares e também de suas empresas, como a emblemática Jesus.com (leia mais aqui). 

Na prática, Cunha já perdeu a honra, os recursos de suas contas na Suíça, o patrimônio no Brasil e está prestes a perder o mandato parlamentar. Além disso, sua esposa, Cláudia Cruz, e sua filha, Danielle Dytz, estão no radar do juiz Sergio Moro. A justiça exige ainda que ele devolva cerca de R$ 100 milhões aos cofres públicos.

Diante desse quadro, ele só tem uma saída para atenuar sua pena e de sua família: revelar os nomes dos mais de 150 parlamentares que comprou para se tornar presidente da Câmara dos Deputados.

Caso se concretize, a delação do presidente afastado da Câmara será a mãe de todas as delações, abalando o governo interino de Michel Temer, que, sem Cunha, perderia seu maior aliado e seu principal pilar de sustentação no Legislativo.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Zezé di Camargo: É o amor!

Zezé di Camargo: É o amor!

O cantor sertanejo Mirosmar José de Camargo, mais conhecido como Zezé di Camargo, já emplacou muitos sucessos no Brasil cantando com o seu irmão Luc

Quando a crítica se torna «populismo»

Quando a crítica se torna «populismo»

Imigração, Democracia e a Crise da Honestidade política na EuropaO debate sobre imigração na Europa entrou numa fase preocupante. Não porque faltem da

Trump está andando e cagando para o Brasil

Trump está andando e cagando para o Brasil

Se você, por algum momento, ou por qualquer motivo, acreditou realmente que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alguma vez se preocupou c

Uma herança maldita que o governo Rocha deixará para seu sucessor

Uma herança maldita que o governo Rocha deixará para seu sucessor

Se você está entre aqueles que acham que o governo Marcos Rocha deu passos importantes na execução de programas e projetos que contribuíram de algum

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)