Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Concafé de Rondônia tem mais de 200 cafeicultores inscritos



O 2º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) promete superar as expectativas da organização neste ano. Criado no ano passado para mostrar a potencialidade dos cafeicultores no estado, o concurso conta este ano com 231 inscrições, nas modalidades Qualidade e Sustentabilidade. As inscrições vieram de cafeicultores de 30 municípios rondonienses.

Gente de Opinião

Vencedores do Concafé 2017 receberão 25 mil reais em prêmios.

O Concafé surgiu com o objetivo de incentivar uma melhor produção de café no Estado. O primeiro concurso, realizado em 2016, apresentou um café de altíssima qualidade surpreendendo especialistas convidados para certificar o produto.

As inscrições foram abertas em abril deste ano com prazo até 14 de julho, isenta de taxa. O prazo para entrega das amostras vai até o próximo dia 31, quando seguirá para análise, em Cacoal.  As 150 amostras da modalidade Qualidade entregues até o momento já estão sendo classificadas.

Após a análise, serão selecionados os 30 produtores finalistas do concurso, estes deverão ser submetidos à auditoria por membros da comissão organizadora, que coletarão uma nova amostra do lote do café participante para comprovação da veracidade.

Nos dias 8 e 9 de setembro, essas 30 amostras serão submetidas à análise, por profissionais Q-Graders e equipe da Nestlé, experientes em degustação de café canéfora, para atribuir pontuações à qualidade da bebida, levando-se em consideração atributos como: sabor do café: fragrância/aroma; retrogosto; relação salinidade/acidez; relação amargor/doçura; sensação na boca; equilíbrio; uniformidade; limpeza e conjunto.

A cerimônia de premiação dos produtores será realizada no dia 28 de setembro, no município de Cacoal, quando os vencedores receberão, juntos, 25 mil reais em prêmios, além de um troféu de participação indicando a sua classificação.

Leia mais:
 Segunda edição do concurso do café será lançada

Cafeicultores classificados no concurso de qualidade
do café são premiados em Porto Velho


Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Carta-Aberta aos candidatos à Presidência da República portuguesa

Carta-Aberta aos candidatos à Presidência da República portuguesa

Aos onze Candidatos que aspiram representar a Nação:Escrevo esta carta não apenas em meu nome, mas na qualidade de porta-voz de milhões de portugu

O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno

O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno

Iniciamos 2026 com novidades marcantes. A prisão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro — ditador que fraudou o pleito após obter apenas um terç

Donald Trump devia ser preso

Donald Trump devia ser preso

          O “Laranjão”, atual e ex-presidente dos Estados Unidos está virando o mundo de cabeça para baixo. Pertencente à extrema-direita fascista,

Rocha desiste do senado e joga a culpa no vice

Rocha desiste do senado e joga a culpa no vice

Acabou o mistério! O governador de Rondônia. Cel. Marcos Rocha, disse, durante entrevista ao jornalista Everton Leoni, que vai ficar no cargo até o

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)