Quarta-feira, 23 de agosto de 2017 - 19h44
O 2º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) promete superar as expectativas da organização neste ano. Criado no ano passado para mostrar a potencialidade dos cafeicultores no estado, o concurso conta este ano com 231 inscrições, nas modalidades Qualidade e Sustentabilidade. As inscrições vieram de cafeicultores de 30 municípios rondonienses.
O Concafé surgiu com o objetivo de incentivar uma melhor produção de café no Estado. O primeiro concurso, realizado em 2016, apresentou um café de altíssima qualidade surpreendendo especialistas convidados para certificar o produto.
As inscrições foram abertas em abril deste ano com prazo até 14 de julho, isenta de taxa. O prazo para entrega das amostras vai até o próximo dia 31, quando seguirá para análise, em Cacoal. As 150 amostras da modalidade Qualidade entregues até o momento já estão sendo classificadas.
Após a análise, serão selecionados os 30 produtores finalistas do concurso, estes deverão ser submetidos à auditoria por membros da comissão organizadora, que coletarão uma nova amostra do lote do café participante para comprovação da veracidade.
Nos dias 8 e 9 de setembro, essas 30 amostras serão submetidas à análise, por profissionais Q-Graders e equipe da Nestlé, experientes em degustação de café canéfora, para atribuir pontuações à qualidade da bebida, levando-se em consideração atributos como: sabor do café: fragrância/aroma; retrogosto; relação salinidade/acidez; relação amargor/doçura; sensação na boca; equilíbrio; uniformidade; limpeza e conjunto.
A cerimônia de premiação dos produtores será realizada no dia 28 de setembro, no município de Cacoal, quando os vencedores receberão, juntos, 25 mil reais em prêmios, além de um troféu de participação indicando a sua classificação.
Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia
Carlos Lupi, o ministro da previdência social do governo Lula, é um mentiroso. E, o que é pior, mente, descaradamente, sem nenhum constrangimento. I
Finalmente uma notícia boa depois da morte do Papa Francisco e da descoberta da roubalheira de mais de 6 bilhões de reais do INSS. Enfim, a bandeira
O Brasil tem 525 anos de existência, ou seja, mais de meio milênio. E em todo este período, sempre foi governado majoritariamente por pessoas que ti
É preciso reeducar a população
A pichação de prédios públicos ou privados, casas, muros de residências, viadutos, monumentos históricos, fachadas de lojas e símbolos de empresas c