Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Concafé de Rondônia tem mais de 200 cafeicultores inscritos



O 2º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) promete superar as expectativas da organização neste ano. Criado no ano passado para mostrar a potencialidade dos cafeicultores no estado, o concurso conta este ano com 231 inscrições, nas modalidades Qualidade e Sustentabilidade. As inscrições vieram de cafeicultores de 30 municípios rondonienses.

Gente de Opinião

Vencedores do Concafé 2017 receberão 25 mil reais em prêmios.

O Concafé surgiu com o objetivo de incentivar uma melhor produção de café no Estado. O primeiro concurso, realizado em 2016, apresentou um café de altíssima qualidade surpreendendo especialistas convidados para certificar o produto.

As inscrições foram abertas em abril deste ano com prazo até 14 de julho, isenta de taxa. O prazo para entrega das amostras vai até o próximo dia 31, quando seguirá para análise, em Cacoal.  As 150 amostras da modalidade Qualidade entregues até o momento já estão sendo classificadas.

Após a análise, serão selecionados os 30 produtores finalistas do concurso, estes deverão ser submetidos à auditoria por membros da comissão organizadora, que coletarão uma nova amostra do lote do café participante para comprovação da veracidade.

Nos dias 8 e 9 de setembro, essas 30 amostras serão submetidas à análise, por profissionais Q-Graders e equipe da Nestlé, experientes em degustação de café canéfora, para atribuir pontuações à qualidade da bebida, levando-se em consideração atributos como: sabor do café: fragrância/aroma; retrogosto; relação salinidade/acidez; relação amargor/doçura; sensação na boca; equilíbrio; uniformidade; limpeza e conjunto.

A cerimônia de premiação dos produtores será realizada no dia 28 de setembro, no município de Cacoal, quando os vencedores receberão, juntos, 25 mil reais em prêmios, além de um troféu de participação indicando a sua classificação.

Leia mais:
 Segunda edição do concurso do café será lançada

Cafeicultores classificados no concurso de qualidade
do café são premiados em Porto Velho


Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Campanha eleitoral não é guerra civil

Campanha eleitoral não é guerra civil

Não há donos da Democracia como quereriam regimes autoritários No FB circulam os seguintes dizeres: “Em vez de cantarmos: "contra os canhões, marc

A suposta "crise" nas faculdades de medicina e a estratégia do CFM para assumir competências do MEC e impor o exame caça-níqueis da OAB para médicos

A suposta "crise" nas faculdades de medicina e a estratégia do CFM para assumir competências do MEC e impor o exame caça-níqueis da OAB para médicos

O noticiário que ocupou as primeiras páginas dos jornais brasileiros: Conselho Federal de Medicina quer barrar atuação de cerca de 13.000 médicos que

A importância de se criar o Conselho de Assistência Médica

A importância de se criar o Conselho de Assistência Médica

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Município de Porto Velho (IPAM) possui o Conselho de Previdência, um órgão coleg

Trump prenderá Kim Jong-un?

Trump prenderá Kim Jong-un?

          A Coreia do Norte é inimiga dos Estados Unidos desde que terminou a fatídica Guerra da Coreia entre 1950 e 1953. Conflito este que dividiu

Gente de Opinião Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)