Sexta-feira, 24 de junho de 2022 - 13h56

No senado, a oposição está se assanhando para criar mais uma CPI. Dessa vez, o alvo é o Ministério da Educação, na gestão de Milton Ribeiro. Não faz muito tempo, o mesmo senado instalou a CPI da Covid, jocosamente apelidada de CPI do Circo, por motivos conhecidos na opinião pública, que acabou na vala comum do esquecimento.
Como sempre acontece, no Brasil, ao menor sinal do suposto envolvimento de agentes da administração Bolsonaro em atos de corrupção, logo se fala na instalação de uma CPI, porém o mesmo ímpeto não se viu, em passado recente, quando a Petrobras estava sendo literalmente saqueada por uma quadrilha de malfeitores, que, por pouco, não a levou à bancarrota.
Todo mundo sabe que a intenção dessa gente não é investigar coisa nenhuma, tampouco punir ninguém. A ideia é tentar esmagar politicamente o presidente Jair Bolsonaro para, assim, ter a oportunidade de retornar ao ápice do poder e, com isso, reviver as velhas e carcomidas práticas do toma-lá-dá-cá.
Nenhum deles, repita-se, está de fato preocupado com o país e, consequentemente, com a população, sobretudo, neste momento crítico da vida nacional. É por isso que CPI, no Brasil, virou piada de botequim de quinta categoria. Aqui mesmo, em Rondônia, a pretexto de defender o interesse coletivo, criaram várias Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que, até hoje, não produziram nenhum resultado prático em proveito da sociedade.
No fundo, esse pessoal, capitaneado pelo senador Randolfo Rodrigues, acha mesmo que todo mundo é idiota, que não consegue enxergar além do próprio umbigo. Tudo está posto, assim, para a eclosão de um cabo-de-guerra entre as forças que apoiam o atual governo e as que desejam, desesperadamente, verem escancaradas as portas do fisiologismo.
Esse tipo de comportamento só serve para fomentar a anarquia
e o caos social. Que se investigue, seja quem for, independente de cor, classe
social, sexo, religião ou coloração partidária, mas que as coisas sejam feitas
de maneira criteriosa e responsável, porque o povo, em sua maioria, não é
burro.
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Realidade Cínica do Sistema Internacional
DIREITO INTERNACIONAL: UM ESPAÇO DE CONTESTAÇÃO JURÍDICA DESIGUALPara nos debatermos sobre o Direito Internacional é preciso muito sangue frio, po

De maduro ao apodrecimento no cárcere
Viva a democracia! A população sofrida, humilhada e explorada da Venezuela pode respirar aliviada. Os mais de 8 mil venezuelanos que abandonaram seu

Professora aposentada, com larga tradição no universo educacional de Rondônia, Úrsula Depeiza Maloney ocupou diversos cargos públicos, todos na área

Deus deu ao homem atributos que o colocam em um patamar infinitamente superior aos outros animais. Só o homem supera os limites do instinto e pode m
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)