Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Choramos por ti, Rondônia!!!



*Dapenha

Eles cospem no prato onde comem. Refestelaram-se das benesses que Rondônia lhes deu e, como retribuição, tentam atirar o estado no limbo. Triste reconhecimento. A ingratidão é própria do homem. E o pior..., não tem dimensão!!! Uns pecam por dar de tudo.E outros, paradoxalmente, por não ter para dar. É a vida.

Região tida e havida como terra de Canaã, foi explorada e dilapidada em seu âmago por aventureiros egocêntricos e sem o mínimo espírito de nacionalismo que, aos poucos, conseguiram enganar aos humildes e incautos nativistas, culminando por fundar e alicerçar esta espiral de desmandos e falcatruas, ora vista a nível nacional.

Estado lindo e progressista, já tendo demonstrado ao mundo sua origem e de que, na realidade, é capaz, Rondônia sofre em sua estrutura sócio-econômica o peso de ser um estado natural e progressista, despertando aos olhos mais ambiciosos, o espírito de uma desastrada gula por parte daqueles que só pensam em locupletarem-se de suas riquezas, sem observar meios e fins, trazendo incalculáveis danos aos seus habitantes. E, lamentavelmente, é a grande parte dessas aves de rapina que tem o destino do estado nas mãos!!! São eles que tentam matar a galinha dos ovos de ouro. É possível que fique só com as penas; nos dois sentidos.

Havemos de conceber que este gigantesco e acolhedor estado é como sua própria e nativa (pleonasmo proposital) grama: quanto mais se corta mais aparece!!! Persistente dom. Afinal de contas, de rota de tráfico, promiscuidade sexual até ao tempestuoso e denegrido quadro político atual, este majestoso estado já foi testado em suas estruturas. Rondônia tenta andar com suas próprias pernas e seus pseudos representantes teimam em obstruir sua célere caminhada, visando atingir seu espírito de competitividade no desenvolvimento global.

A mesquinhez e o egoísmo da grande parte dos que integram Rondônia nos leva a passar por situações jocosas e constrangedoras que, por mais que façamos algo para desanuviar os olhos de outrem, para mostrar nosso compromisso e nosso amor por esta terra, nosso intento torna-se banal e hilário.

Lembro-me que às vésperas da disputa do Campeonato Nacional entre nosso Ji-paraná x Santos, lá em São Paulo, um bufão e engomado comentarista da Record alegava que nossa equipe se daria por satisfeita só em conhecer o litoral e desfrutar das ondas. Que maldade!!!

Por vezes consecutivas, presidentes (inclusive os nossos), locutores, apresentadores, políticos em geral, trocam o nome e sigla de nosso estado pelo Acre ou Roraima, numa demonstração patente de que, até geograficamente somos desconhecidos. Todavia, quando se trata de acontecimentos constrangedores, como o que estamos amargando, Rondônia é notícia.

Façamos alguma coisa digna com relação a este lindo rincão de Deus que já nos deu régua e compasso. Se você não pode contribuir para a divulgação do bom nome de Rondônia, não atrapalhe. Deixe Rondônia caminhar com seus próprios passos. Nós, que amamos Rondônia de coração e temos dado nosso sangue, com muitos anos aqui dedicados, serviremos de seu andajá e seguramos com firmeza sua mão, tendo como maior fortaleza outra mão, esta sim, mais forte... a mão de Deus !!!

Vocês, entraves da região, picaretas enrustidos e mafiosos solidários, voltem ao anonimato. Não façam Rondônia chorar!!! Choremos por ela!!!

 

*É advogado militante em Ji-Paraná

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O perigoso caminho que o Brasil resolveu trilhar

O perigoso caminho que o Brasil resolveu trilhar

O clima político que vem tomando conta do Brasil não reflete, ao contrário do que seria licito esperar, a discussão sadia e construtiva dos graves e

O fim da desigualdade de gênero no Judiciário brasileiro: por mais mulheres no STF

O fim da desigualdade de gênero no Judiciário brasileiro: por mais mulheres no STF

A composição do Supremo Tribunal Federal (STF) não é apenas uma questão de escolhas técnicas ou de mérito jurídico. É, também, um reflexo dos valores

Para além da matriz masculina

Para além da matriz masculina

Uma análise crítica da dominância masculina nas estruturas sociopolíticas e a necessidade de reequilibrar os princípios feminino e masculino Intro

Apurar é o melhor caminho

Apurar é o melhor caminho

Na semana passada, o vereador Thiago Tezzari (PSDB) foi afastado do cargo após se tornar alvo de uma investigação do Ministério Público de Rondônia

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)