Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Campanha eleitoral não empolga eleitor


Campanha eleitoral não empolga eleitor  - Gente de Opinião

Em novembro próximo, o eleitor de Porto Velho terá um encontro marcado com as urnas. Vamos escolher prefeito e vinte e um vereadores. A campanha, porém, até agora, não conseguiu empolgar a maioria do eleitorado, que se mantem apático diante de tantas noticias desagradáveis envolvendo políticos e autoridades públicas, aqui e alhures. Somem-se a isso as promessas exageradas feitas por alguns candidatos nos programas eleitorais. 


Observadores políticos garantem que a polarização ocorrerá, mais ou menos, nos últimos quinze dias de propaganda nos meios de comunicação – rádio e televisão. É uma pena. É pouco tempo. Mas, como estamos no Brasil, tudo é feito em cima da hora. O problema é que muitos eleitores vão votar sem conhecimento de causa. Aí, depois da tragédia, vem o arrependimento, quando, então, será tarde demais.  


Tem muita gente que passa horas na frente da televisão assistindo a novelas e programas de auditório. Tudo bem. Afinal, ninguém é de ferro. Contudo, o que se não pode é negligenciar algo tão importante quanto à escolha dos homens e das mulheres que vão comandar os destinos do nosso município. Assistir pelo menos uma das inserções da propaganda eleitoral diária, já seria um começo. Assim, já é possível identificar quem promete o que não pode cumprir; quem possui propostas factíveis, quem apenas ataca os adversários; quem já esteve lá, no Poder, e não fez absolutamente nada, exceto desfrutar das mordomias que o cargo oferece; igualmente quem nada tem a dizer. 


Lamentavelmente, esse último grupo constitui a maioria. Mas é um erro mudar de canal ou desligar a televisão, pois até os comportamentos desviantes podem nos ajudar a decidir melhor. Eu, por exemplo, prefiro o candidato que fala das suas ideias para resolver os problemas da cidade – saneamento básico, abastecimento de água, transporte coletivo, coleta de lixo, dentre outras propostas palatáveis. Agir diferente, porém, seria uma rematada burrice. E, por incrível que pareça, é exatamente isso o que alguns deles desejam. Quanto menos prestarmos atenção, mais os seus projetos tendem a criar asas. É preciso tomar cuidado! Caso contrário, continuaremos servindo de brinquedos nas mãos de muitos espertalhões. 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

De maduro ao apodrecimento no cárcere

De maduro ao apodrecimento no cárcere

Viva a democracia! A população sofrida, humilhada e explorada da Venezuela pode respirar aliviada. Os mais de 8 mil venezuelanos que abandonaram seu

Adeus, professora!

Adeus, professora!

Professora aposentada, com larga tradição no universo educacional de Rondônia, Úrsula Depeiza Maloney ocupou diversos cargos públicos, todos na área

A responsabilidade do voto

A responsabilidade do voto

Deus deu ao homem atributos que o colocam em um patamar infinitamente superior aos outros animais. Só o homem supera os limites do instinto e pode m

Um 2026 sem perspectivas!

Um 2026 sem perspectivas!

           O ano de 2026 já começou e parece que não vai trazer nenhuma esperança de melhoras para o Brasil, para Rondônia e muito menos para Porto

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)