Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Campanha eleitoral não empolga eleitor


Campanha eleitoral não empolga eleitor  - Gente de Opinião

Em novembro próximo, o eleitor de Porto Velho terá um encontro marcado com as urnas. Vamos escolher prefeito e vinte e um vereadores. A campanha, porém, até agora, não conseguiu empolgar a maioria do eleitorado, que se mantem apático diante de tantas noticias desagradáveis envolvendo políticos e autoridades públicas, aqui e alhures. Somem-se a isso as promessas exageradas feitas por alguns candidatos nos programas eleitorais. 


Observadores políticos garantem que a polarização ocorrerá, mais ou menos, nos últimos quinze dias de propaganda nos meios de comunicação – rádio e televisão. É uma pena. É pouco tempo. Mas, como estamos no Brasil, tudo é feito em cima da hora. O problema é que muitos eleitores vão votar sem conhecimento de causa. Aí, depois da tragédia, vem o arrependimento, quando, então, será tarde demais.  


Tem muita gente que passa horas na frente da televisão assistindo a novelas e programas de auditório. Tudo bem. Afinal, ninguém é de ferro. Contudo, o que se não pode é negligenciar algo tão importante quanto à escolha dos homens e das mulheres que vão comandar os destinos do nosso município. Assistir pelo menos uma das inserções da propaganda eleitoral diária, já seria um começo. Assim, já é possível identificar quem promete o que não pode cumprir; quem possui propostas factíveis, quem apenas ataca os adversários; quem já esteve lá, no Poder, e não fez absolutamente nada, exceto desfrutar das mordomias que o cargo oferece; igualmente quem nada tem a dizer. 


Lamentavelmente, esse último grupo constitui a maioria. Mas é um erro mudar de canal ou desligar a televisão, pois até os comportamentos desviantes podem nos ajudar a decidir melhor. Eu, por exemplo, prefiro o candidato que fala das suas ideias para resolver os problemas da cidade – saneamento básico, abastecimento de água, transporte coletivo, coleta de lixo, dentre outras propostas palatáveis. Agir diferente, porém, seria uma rematada burrice. E, por incrível que pareça, é exatamente isso o que alguns deles desejam. Quanto menos prestarmos atenção, mais os seus projetos tendem a criar asas. É preciso tomar cuidado! Caso contrário, continuaremos servindo de brinquedos nas mãos de muitos espertalhões. 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um

O Congresso é culpa do eleitor

O Congresso é culpa do eleitor

          O Congresso Nacional do Brasil é, óbvio, o Poder Legislativo e é composto por 513 deputados federais e pelos 81 senadores da República. Es

O Eros e a Busca da Integridade: Entre o Mito e o Sagrado

O Eros e a Busca da Integridade: Entre o Mito e o Sagrado

Em Diálogo com Platão, Jung e a Trindade num Contexto do Sexo como Ritual sagrado A humanidade é um rio que corre entre duas margens: a espiritualid

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)