Terça-feira, 13 de março de 2012 - 06h42
.jpg)
Por: João Serra Cipriano
Para a grande maioria dos eleitores brasileiros o sinônimo de político esta diretamente relacionado à corrupção e ao nepotismo, pelo menos é o que afirma as pesquisas até agora divulgadas e em especial essa última relacionada a copa do mundo de 2014, onde os cidadãos mostraram toda a sua desconfiança na condução das obras e os contratos que envolve o grande evento mundial. Aqui em Rondônia infelizmente o tema política e Poder Legislativo causa a mesma desconfiança dos seus cidadãos, com todo direito de apontar nas pesquisas locais as mesmas desconfianças e descréditos em nossos representantes.
O Poder Legislativo de Rondônia teve a infelicidade de ter dois presidentes ligados diretamente a grandes esquemas de desvios de milhões de recursos públicos, com a prisão dos comandantes da ALE, trazendo um clima de insatisfações e constrangimentos aos servidores que dependem de seus cargos públicos e jamais compactuaram com tais “malfeitos” de seus ex-presidentes.
A formação desses blocos de maioria absoluta para mandar e desmandar no Poder Legislativo, quase sempre com a mão direta de governadores e ex-governadores acaba prejudicando por demais a independência do legislativo e pior ainda, favorecendo o surgimento de caciques acima do bem e das leis vigentes, contaminando diretamente com suas influências parte dos demais poderes, não só o Executivo, mas o conjunto das instituições fiscalizadoras, numa troca de favores, cargos nomeados para parentes, amigos, amantes e até contratos de serviços, como muito bem apurou os inquéritos em andamento na Polícia Federal e outros já em fase de julgamento no nosso “Judiciário”.
Jamais seria tolo em colocar as minhas abençoadas mãos no fogo pelos nossos políticos locais, porém, dou sim, um voto de confiança para a Instituição “Poder Legislativo do Estado de Rondônia”, por ter abrigado em seus anais, grandes bandeiras de lutas em favor do nosso progresso e de várias categorias de trabalhadores, sem falar em leis e normas constitucionais aprovadas em favor do nosso progresso e de nossas conquistas sociais.
Não podemos generalizar que em razão de poucos corruptos enumerados em processos e inquéritos policiais, todos os demais membros estejam envolvidos, pois acredito que ainda existe em seus quadros parlamentares com amor pelo Estado e com vontade de acertar em suas tomadas de decisões políticas, tudo em razão de estarem representando a vontade da grande maioria dos eleitores rondonienses, nesta nobre missão de conduzir as matérias legislativas de grande relevância para o bem comum, para as novas conquistas sociais e econômicas.
Sabemos que o momento que o Poder Legislativo de Rondônia atravessa é sem sombra de duvida um dos mais delicados de sua historia, repito, sempre marcadas por grandes bandeiras de lutas e conquistas em favor do povo e devemos acreditar que os demais deputados honrados e comprometidos com o Estado, os futuros suplentes que haverão de assumir as cadeiras dos infiéis, irão saber dar as devidas respostas, cortando em sua própria carne os membros podres e alinhavando novas diretrizes ao Legislativo. Sinceramente eu tenho coragem de dar um voto de confiança ao Poder Legislativo, aos servidores da ALE que tanto tem trabalhado para o engrandecimento de Rondônia.
A hora é das instituições civis e democráticas comparecerem ao Poder Legislativo e apoiar os deputados na condução dos trabalhos, mostrando que os rondonienses são mais fortes e superiores aos poucos parlamentares infiéis e que não souberam honrar com os seus mandatos. É preciso que todas as lideranças partidárias cobrem de seus deputados uma postura ética e que contribuam com o fortalecimento do nosso Poder Legislativo.
Fonte: João Serra Cipriano - Email: ciprianoserra@yahoo.com.br
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto-velhenses sofrem com a escassez de água potável
Entra governo, sai governo, e o problema do desabastecimento de água em Porto Velho persiste. Após oito anos no comando da capital, Hildon Chaves en

O mutirão de cirurgias da SESAU não pode parar
Sou testemunha do resultado resolutivo do mutirão de cirurgias que está em andamento em hospitais privados. Pacientes atendidos pela rede pública de

O conflito geopolítico na Ucrânia e o redesenho do mundo
A guerra na Ucrânia expôs as contradições do Ocidente e revelou que o mundo já não se organiza em torno de uma única hegemonia. Entre velhas pot

Entre a noite das sombras e o dia da luz
Na aldeia de São Martinho das Fontes, o tempo tinha a respiração lenta do sino. O povo, embalado por essa cadência e embebido pela maresia, guarda
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)