Porto Velho (RO) quarta-feira, 27 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Artigo

Que venha a retomada


Janine Brito - Gente de Opinião
Janine Brito

No começo do mês de dezembro, analistas do Credit Suisse indicaram um aumento considerável no preço dos aços planos, tendência que deve se estender no início do próximo ano. O insumo, amplamente utilizado na Construção Civil, deve afetar o setor em 2021.

Este cenário evidencia que, mesmo com a pandemia da Covid-19, o mercado não parou. Contudo, é inegável que tivemos momentos de instabilidade que, consequentemente, diminuíram alguns ganhos. Mesmo assim, o trabalho árduo não para, o que destaca ainda mais a força por trás dos empresários brasileiros, não somente no ramo da Construção Civil, mas em todos os segmentos.

Gradativamente, a economia caminha rumo à retomada. Claro que ainda há setores que estão amplamente afetados. Todavia, vemos que o indicador de confiança busca se consolidar. Um bom exemplo para a situação está atrelado ao aumento do ritmo de vendas no varejo a partir do terceiro trimestre deste ano.

Apesar da crise econômica eminente, o consumo tem conquistado espaço e, atualmente, atinge patamares próximos ao período que antecedeu a pandemia.

Há uma procura significativa por imóveis em diversas regiões do Brasil. Isso possibilita que a Construção Civil se destaque e consiga manter a estabilidade em suas operações.

É válido destacar também que as tecnologias tiveram um papel fundamental nesse processo. Atualmente, não vivemos sem internet e, a cada dia que passa, os avanços tecnológicos ampliam os horizontes das nossas vidas, seja no aspecto pessoal ou profissional.

O ano de 2020 foi incomparável e nos desafiou constantemente. Nós tivemos que recriar e inovar. Foi e continua sendo um desafio para a área, mas não é algo que é capaz de parar grandes mentes.

Nosso futuro é agora. Nós devemos abraçá-lo sem medo e buscar, em meio às dificuldades, tudo que houver de positivo para transformar a nossa cadeia produtiva em algo cada vez maior e mais promissor.

*CEO da Pinheiro Ferragens, uma das líderes do movimento Empresários em Ação; e autora de diversos livros sobre empreendedorismo feminino.

Mais Sobre Artigo

Produtos sem origem animal são tendência no país

Produtos sem origem animal são tendência no país

Enquanto para muitos é impossível ficar uma refeição longe das carnes, por outro lado, cresce o número de interessados em viver uma vida sem depend

BR-319, a rodovia que pode salvar vidas

BR-319, a rodovia que pode salvar vidas

Ao longo do ano de 2020, em meio à pandemia, vimos diversas manifestações sobre queimadas e desmatamentos ilegais na Amazônia. Diversos eventos ness

A importância da vacina contra a covid-19

A importância da vacina contra a covid-19

Em todos os grupos de discussão, a vacinação contra covid-19 se tornou tema de presença quase obrigatória. A diversidade de opiniões só não é maior

A nova realidade para a Educação brasileira

A nova realidade para a Educação brasileira

O termo "aluno protagonista" tem sido explorado de uma forma mais intensa nos últimos anos, em nosso país. A possibilidade de romper com o tradicio