Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

O Setor produtivo precisa do apoio do Sebrae


O Setor produtivo precisa do apoio do Sebrae - Gente de Opinião

Todos são sabedores da força que o Agronegócio possui na economia do Brasil. Mas não é só isso. Toda vez que uma família se senta à mesa para uma refeição, há a participação do produtor rural nesta sagrada hora. É o resultado do esforço de outras famílias que ganham a vida lidando na lavoura, cuidando do rebanho, cultivando suas culturas, ordenhando suas vacas de leite, enfim, um grande esforço não apenas para gerar o alimento do dia a dia mas para contribuir significativamente na economia do país. 

Toda essa riqueza precisa ser cada vez mais apoiada. O homem do campo precisa saber gerenciar sua fazenda de uma maneira que ele seja mais produtivo, mais competitivo e otimize seus recursos. Desta maneira, ele estará garantindo uma produção mais sustentável, especialmente do ponto de vista econômico do viés da sustentabilidade. 

O Sebrae uma das instituições certas para aumentar o atendimento às propriedades rurais do Estado de Rondônia, no aprimoramento  da gestão dos empreendimento, ao lado de outras como Senar, Emater entre outras. Ora, o que o produtor rural tem nas mãos nada mais é do que uma pequena empresa rural. E como tal, este empreendimento tem suas necessidades de melhor gerenciamento financeiro, melhor controle de estoque, é necessário calcular custos de produção e até mesmo aprender técnicas de negociação e vendas de seus produtos. 

O Sebrae vem sendo parceiro dos pequenos negócios desde sempre. Às vésperas de completar quatro décadas em Rondônia, esta instituição e seus valorosos técnicos contribuíram significativamente para alguns grandes casos de sucesso no agronegócio do estado. Desde a implantação dos famosos APLs (Arranjos Produtivos Locais) até chegar ao Tambaqui na Esplanada dos Ministérios, muito conhecimento em forma de orientações, seminários rurais, consultorias, visitas técnicas e até mesmo premiações de como café do ano em evento internacional já ocorreu. Esta é Missão do Sebrae: promover e a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios fomentando o empreendedorismo. 

É na ponta que o Sebrae se mostra tão imprescindível, no momento que um produtor rural aprende a fazer seu fluxo de caixa ou a relacionar o seu balanço patrimonial. Quando está buscando o crédito, o Sebrae pode orientar a linha de crédito mais adequada ou se até mesmo é necessária a tomada de crédito (muitas vezes uma boa consultoria financeira já resolve grande parte do problema).  

A sociedade precisa se levantar e se unir em torno desta instituição tão importante que ensina gestão eficiente e ensina os caminhos mais adequados para o produtor trilhar o sucesso. Algumas instituições se tornam imprescindíveis para a economia de um bairro, de um município, de um estado, de um país. O Sebrae é uma delas pois mostra a força do empreendedor brasileiro! 

*Helio Dias é presidente da Faperon e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae em Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Aborto: a recente resolução do Conselho Federal de Medicina

Aborto: a recente resolução do Conselho Federal de Medicina

O Conselho Federal de Medicina (CFM)  publicou no Diário Oficial da União (DOU), Resolução 2.378, de 2024, que veda a realização da assistolia fetal

Empreendedorismo com propósito

Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo. Nos meus primeiros passos no empreendedorismo ven

“A Compesa é imprivatizável”

“A Compesa é imprivatizável”

O título em epígrafe foi dito pelo atual presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), Alex Machado Campos, em entrevista concedida a

Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

Desafiador para eu escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)