Porto Velho (RO) sábado, 28 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Artigo

O império dos games: como a indústria pretende crescer ainda mais


O império dos games: como a indústria pretende crescer ainda mais - Gente de Opinião

A indústria dos games é atualmente uma das que mais fatura no universo do entretenimento, já tendo ultrapassado inclusive alguns dos maiores setores do mundo. Para se ter uma ideia, esse mercado já rende mais do que o do cinema e o da música juntos. Até mesmo o setor esportivo tem apresentado lucros menores do que o dos games, e apenas a televisão ainda os supera no mundo do entretenimento.

Olhando para esses dados, a primeira questão que nos vem à mente é: quais são os motivos que levaram os games a se tornarem tão populares e tão queridos recentemente? Bom, há várias explicações para esse verdadeiro fenômeno social e cultural. Porém, é importante ressaltar que isso não ocorre por acaso. A indústria dos games quer crescer e planeja se expandir ainda mais.

A Newzoo, consultoria especializada no setor, realizou recentemente um estudo que aponta quais são as direções que a bilionária indústria dos games deve seguir para conquistar uma fatia ainda maior do mercado e continuar crescendo.

O império dos games: como a indústria pretende crescer ainda mais - Gente de Opinião

Fusões de empresas

Segundo a consultoria Newzoo, as recentes fusões e aquisições de empresas ocorreram por conta de uma estratégia de crescimento do mercado. Isso porque, com o surgimento de novos talentos e de jogos “indie” de sucesso como a franquia Life is Strange, o game de aventura Cuphead e diversos outros títulos, as grandes empresas perceberam que há muito mais a ser explorado do que os jogos convencionais que já têm um sucesso estabelecido.

Não que esse games “antigos” não tenham mais espaço. Basta olharmos para o sucesso de recentes lançamentos como Resident Evil Village e The Last of Us 2 para percebermos que o que ocorre não é uma substituição do novo pelo antigo, mas um crescimento da indústria como um todo. E a fusão de empresas desempenha um papel fundamental nisso.  

A expansão do entretenimento

Uma das razões pelas quais a indústria de games já fatura mais do que a do cinema, dos esportes e da música é a versatilidade tanto de público quanto de plataformas que oferecem esse tipo de entretenimento. É possível, por exemplo, se divertir com games de ação e aventura em um console de última geração e, mais tarde, jogar poker online com os amigos através do smartphone. Ter essa amplitude de público e de possibilidades faz a diferença para que a indústria dos games possa se consolidar ainda mais. E ela vai continuar apostando nisso nos próximos anos.

Portanto, é possível afirmar que uma das coisas que ajudou o mundo dos games a chegar onde está é a rápida evolução da tecnologia, sobretudo no que diz respeito aos dispositivos móveis. Para se ter uma ideia, atividades antes consideradas complicadas, como o atendimento de empresas, hoje em dia podem ser feitas facilmente através de aplicativos como o WhatsApp.

Se atividades como essa cresceram, o mundo dos games teve uma vantagem ainda maior. O crescimento do mercado de games mobile chegou a ter picos de 64 no ano passado, o que mostra que a indústria dos games tem como se expandir de diversas maneiras.   

O mercado asiático

Outro elemento apontado pela Newzoo é o acelerado crescimento do mercado asiático no mundo dos games. Apesar de as empresas americanas ainda terem maior valor de mercado, empresas como a coreana Gravity e a chinesa Bilibili foram as que mais cresceram em 2020.

Não é de hoje que o mercado asiático tem uma grande fatia do mundo dos games, tanto no que diz respeito aos consumidores quanto às empresas. O que tem mudado, no entanto, é a hegemonia de certos países como a China e a Coreia do Sul. O crescimento econômico dessas potencias e os altos investimentos são armas poderosas para que esse mercado cresça ainda mais.

A verdade é que o mundo dos games tem conquistado cada vez mais adeptos e transformado a forma como nós nos entretemos no dia a dia. Se antes era comum passarmos horas em frente à televisão, sabendo até mesmo a programação dos canais, hoje em dia podemos fazer isso também nos computadores, nos dispositivos móveis e nos videogames. Por conta disso, esse enorme crescimento do império dos games não parece assim tão surpreendente ou inesperado.

Mais Sobre Artigo

Motivos para comemorar o Dia da Indústria

Motivos para comemorar o Dia da Indústria

25 de maio. Hoje se comemora o Dia da Indústria, cujos setores têm demonstrado e se confirmado como atividades essenciais para a economia do país. A F

O que é o Dia do Orgulho Nerd? Nós vamos te mostrar todos os detalhes sobre esta data e como você pode fazer para homenageá-la, confira!

O que é o Dia do Orgulho Nerd? Nós vamos te mostrar todos os detalhes sobre esta data e como você pode fazer para homenageá-la, confira!

Dia do Orgulho Nerd 2022: quando é, o que se comemora e promoções onlineVocê sabe o que é o Dia do Orgulho Nerd, ou o Dia do Orgulho Geek? Nós vamos

Maquiagem com batom nude: descubra como usar

Maquiagem com batom nude: descubra como usar

O batom nude é uma cor que pode ser usada com diversos estilos de looks e maquiagens, você pode por exemplo combinar com unhas inglesinha. Mas Inde

Modelos comportamentais sustentáveis

Modelos comportamentais sustentáveis

Pelo menos as pessoas que estão em condições normais de raciocínio hão de concordar que há comportamentos pessoais que não são sustentáveis: não pro