Domingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Homenagem aos entusiastas da morte


Homenagem aos entusiastas da morte - Gente de Opinião

“Dia do médico”, “dia dos professores”, “dia do biólogo” -- datas como estas são criadas com o objetivo de prestar homenagem a profissionais cujos trabalhos são importantes e positivos para a sociedade.

Agora, os deputados estaduais do Amazonas resolveram inovar negativamente. No dia 16 de outubro, aprovaram o Projeto de Lei 305/2019, de autoria de Roberto Cidade (PV-AM), que institui o “Dia Estadual do Caçador, Atirador e Colecionador”. É a primeira vez que o Brasil cria uma data para celebrar a prática de um crime.

Digo crime porque, salvo raras exceções (todas elas questionáveis em seus aspectos éticos e legais), a caça continua sendo proibida no Brasil. O projeto é, em resumo, um elogio à violência.

A retórica da força e do justiçamento vem ganhando força recentemente. As vidas humanas e animais são tratadas com descaso e indiferença crescentes. Celebrar aqueles que se divertem matando e colecionando armas é um incentivo à cultura do ódio e do extermínio.

Chama atenção que o autor do PL seja do Partido Verde, agremiação que, em tese, deveria primar pelo respeito à vida e ao meio ambiente. Ao enaltecer a posse de armas e a prática de assassinar seres sencientes, o deputado Cidade joga na lama o significado da legenda à qual pertence.

Cabe agora ao Governador Wilson Lima vetar o Projeto de Lei. Em um momento tão delicado, em que assistimos ao avanço da degradação ambiental -- o desmatamento do bioma amazônico continua batendo recordes e o garimpo avança sobre as terras indígenas --, sancionar a lei que exalta os entusiastas da morte e da crueldade tem um forte e preocupante significado.

*Silvana Andrade é presidente e fundadora da ANDA -- Agência de Notícias de Direitos Animais.

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Quiromancia, Astrologia e como será o amanhã

Quiromancia, Astrologia e como será o amanhã

É do conhecimento de todos os efeitos do Sol e da Lua na saúde e comportamento das pessoas, assim como esses corpos celestes determinam a conduta

 Tarifaço e seu alerta para o Brasil valorizar sua indústria

Tarifaço e seu alerta para o Brasil valorizar sua indústria

O recente aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos sobre uma série de produtos importados, o chamado “tarifaço”, teve como objetivo proteger

Usinas termonucleares: o que não deixam você saber

Usinas termonucleares: o que não deixam você saber

A produção de energia, seja de fontes renováveis ou não renováveis, inevitavelmente causa impactos no meio ambiente e na saúde dos seres vivos. A ge

Dia da Alfabetização: como saber se uma criança está alfabetizada?

Dia da Alfabetização: como saber se uma criança está alfabetizada?

O Dia Mundial da Alfabetização foi criado pela Unesco, em 8 de setembro de 1967, para destacar sua importância social. A data reforça que alfabetiza

Gente de Opinião Domingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)