Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Homenagem aos entusiastas da morte


Homenagem aos entusiastas da morte - Gente de Opinião

“Dia do médico”, “dia dos professores”, “dia do biólogo” -- datas como estas são criadas com o objetivo de prestar homenagem a profissionais cujos trabalhos são importantes e positivos para a sociedade.

Agora, os deputados estaduais do Amazonas resolveram inovar negativamente. No dia 16 de outubro, aprovaram o Projeto de Lei 305/2019, de autoria de Roberto Cidade (PV-AM), que institui o “Dia Estadual do Caçador, Atirador e Colecionador”. É a primeira vez que o Brasil cria uma data para celebrar a prática de um crime.

Digo crime porque, salvo raras exceções (todas elas questionáveis em seus aspectos éticos e legais), a caça continua sendo proibida no Brasil. O projeto é, em resumo, um elogio à violência.

A retórica da força e do justiçamento vem ganhando força recentemente. As vidas humanas e animais são tratadas com descaso e indiferença crescentes. Celebrar aqueles que se divertem matando e colecionando armas é um incentivo à cultura do ódio e do extermínio.

Chama atenção que o autor do PL seja do Partido Verde, agremiação que, em tese, deveria primar pelo respeito à vida e ao meio ambiente. Ao enaltecer a posse de armas e a prática de assassinar seres sencientes, o deputado Cidade joga na lama o significado da legenda à qual pertence.

Cabe agora ao Governador Wilson Lima vetar o Projeto de Lei. Em um momento tão delicado, em que assistimos ao avanço da degradação ambiental -- o desmatamento do bioma amazônico continua batendo recordes e o garimpo avança sobre as terras indígenas --, sancionar a lei que exalta os entusiastas da morte e da crueldade tem um forte e preocupante significado.

*Silvana Andrade é presidente e fundadora da ANDA -- Agência de Notícias de Direitos Animais.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como funciona uma mesa digitalizadora?

Como funciona uma mesa digitalizadora?

Se você é um artista ou designer digital, provavelmente já ouviu falar sobre mesas digitalizadoras e como elas podem melhorar a precisão e eficiência

Usinas nucleares na Amazônia. Aventura atômica na Floresta

Usinas nucleares na Amazônia. Aventura atômica na Floresta

Sem alongar muito na linha do tempo, tivemos ministros de Minas e Energia conhecidos por “não saber trocar uma lâmpada”. Tivemos ministro tutelado p

Por que tantas recuperações judiciais?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorren

Estratégias para vencer as incertezas

Estratégias para vencer as incertezas

Outro dia, tive uma conversa com uma amiga que estava embarcando em um novo relacionamento. Ela estava super ansiosa e querendo estar certa de que e

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)