Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Artigo

A filosofia como instrumento de debate neutro em tempos de preocupação com o meio ambiente


A filosofia como instrumento de debate neutro em tempos de preocupação com o meio ambiente - Gente de Opinião

Mediante os problemas de ordem ambiental que cada vez mais assolam a humanidade, a preocupação com a preservação do meio ambiente ganha uma nova tonalidade: os limites da ação humana perante a natureza. Ademais, é cristalino que as mudanças climáticas estão cada vez mais intolerantes à procrastinação e aos interesses corporativos daqueles que acreditam que o  planeta é  infinito no que tange aos recursos naturais.

Assim sendo, é imprescindível que a sociedade incline-se para um debate mais claro,  fundamentado, desprovido de paixões políticas,  acerca das questões ambientais, a fim de promover soluções adequadas e em curto espaço de tempo para uma agenda tão importante do século XXI, a qual pode definir os rumos da humanidade.

É necessário ressaltar que durante o século XIX, a Filosofia já alertava o mundo sobre os efeitos da euforia cientificista da Revolução Industrial, sobretudo no que diz respeito ao posicionamento da humanidade perante os inúmeros avanços tecnológicos e os seus desdobramentos na sociedade industrial.

Acreditava-se em um futuro promissor, cujo avanço da Ciência seria a salvação para os problemas da humanidade e que a única forma válida de conhecimento  deveria possuir raiz unicamente  científica, relegando expedientes éticos a um patamar inferior  aos avanços aclamados durante a “Revolução das Máquinas”.

Infelizmente, a crença de que o futuro seria menos amargo por conta do avanço científico -muitas vezes desprovido de preocupação ética-  não chegou e muitos dos problemas de outrora ainda estão presentes, sendo que vários deles continuam a destruir a natureza com mais intensidade, tornando as soluções a cada vez mais imperiosas.

Por outro lado,  Filosofia pode contribuir para a preservação ambiental, uma vez que naturalmente tem o papel de compreender a realidade, fundamentar conceitos e propor um debate neutro para os traumas da contemporaneidade, fazendo com que interesses escusos sejam desvelados e a insensatez ideológica caia em descrédito perante a luz de um debate crítico.

De modo mais preciso, a Filosofia pode e deve assumir enfoque nas discussões acerca das mudanças climáticas, de modo a mitigar a influência de facções demagógicas (que tanto empobrecem e denigrem um debate tão importante) e consequentemente oferecer à sociedade respostas mais realísticas aos problemas inerentes ao nosso século.

Mais Sobre Artigo

Videocirurgia em Rondônia: o preço do pioneirismo

Videocirurgia em Rondônia: o preço do pioneirismo

O pioneiro, além de empreender, promove a transição de uma época para outra.Jacques MarcovitchTempos difíceis aqueles em que queríamos introduzir o

Por uma OAB mais moderna, inovadora e inclusiva

Por uma OAB mais moderna, inovadora e inclusiva

Eu sou Márcio Nogueira, nasci em Guajará-Mirim, tenho 40 anos e sou advogado desde os 23. Meu filho tem o mesmo nome do meu pai, Antônio, e minha mã

4 dicas para ter êxito na fusão de empresas

4 dicas para ter êxito na fusão de empresas

As percepções sobre fusão de empresa no mercado brasileiro têm sido positivas, com  um grande potencial de crescimento. Segundo levantamento da Asso

Confira 8 benefícios de comprar imóvel na planta

Confira 8 benefícios de comprar imóvel na planta

Não há como negar. A compra de um imóvel sempre será o sonho de muitos brasileiros. Porém, a dúvida que sempre surge é: qual a vantagem de comprar u