Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Artigo: Um Haiti por dia



Mal chegamos na metade do primeiro mês de 2010 e já há noticias catastróficas suficiente no mundo para fazer um programa inteiro de retrospectiva.

Cada ano tem por si uma tragédia que o registra na história, seja por guerra, terrorismo, ou calamidades naturais como vem sendo marcado o início de 2010, em poucos dias enchentes e desabamentos ocorreram em várias partes do Brasil, excesso de neve na Europa, terremoto no Haiti, tornado na Argentina.

As calamidades são tantas que esse último nem chegou a ser noticiado no Brasil, mas a população de diversas cidades da Argentina ainda tenta se recuperar de um tornado que ocorreu há poucos dias, o estrago foi mais material derrubando várias casas, árvores e telhados, deixando várias pessoas sem água e energia elétrica, devido a pouca quantidade de mortos os holofotes do mundo estão centrados na tragédia haitiana.

O Haiti tem seu território menor que o Estado de Alagoas, e problemas gigantescos desde muito antes do terremoto de 7 graus na escala Richter. Desde a virada do ano os jornais contabilizam vítimas, após a contagem de Angra dos Reis no Rio de Janeiro, foi a vez de Agudo no Rio Grande do Sul, agora as centenas de milhares de vítimas no Haiti.

Em ano de Copa do Mundo o ônibus com a seleção de Togo foi metralhado em Angola e tantos outros ataques terroristas continuam a ocorrer por todo o globo, a novidade é que esse ano a natureza também resolveu mostrar sua força com mais intensidade. A realidade resolveu superar a ficção.

Com tantos imprevistos o início de 2010 marcou a vida de muita gente e mostrou a fragilidade humana, fica no ar o sentimento de impotência diante de tamanha calamidade e o ano literalmente mal começou.

Fonte: Laércio Guidio

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Zezé di Camargo: É o amor!

Zezé di Camargo: É o amor!

O cantor sertanejo Mirosmar José de Camargo, mais conhecido como Zezé di Camargo, já emplacou muitos sucessos no Brasil cantando com o seu irmão Luc

Quando a crítica se torna «populismo»

Quando a crítica se torna «populismo»

Imigração, Democracia e a Crise da Honestidade política na EuropaO debate sobre imigração na Europa entrou numa fase preocupante. Não porque faltem da

Trump está andando e cagando para o Brasil

Trump está andando e cagando para o Brasil

Se você, por algum momento, ou por qualquer motivo, acreditou realmente que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alguma vez se preocupou c

Uma herança maldita que o governo Rocha deixará para seu sucessor

Uma herança maldita que o governo Rocha deixará para seu sucessor

Se você está entre aqueles que acham que o governo Marcos Rocha deu passos importantes na execução de programas e projetos que contribuíram de algum

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)