Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

A população anda cansada dessa história de CPI?


A população anda cansada dessa história de CPI? - Gente de Opinião

Expressiva parcela da população não aguenta mais ouvir falar de CPI. É CPI disso, CPI daquilo. Quando um partido ou grupo político fica com raiva de quem está no poder, inventa uma CPI. Hoje, só se fala na CPI da pandemia. Pelo jeito, é mais uma que não vai dar em nada, como tantas outras CPI’s. Enquanto isso, pessoas continuam morrendo por falta de vacinas. Em vez de brigar pela manutenção de privilégios imorais, a turma do “quanto pior, melhor” deveria se preocupar mais com o povo.

Tenho as minhas reservas do que vai sair no relatório da CPI, criada pela Assembleia Legislativa de Rondônia, para investigar um de seus membros, suspeito de praticar irregularidades. Seria bem melhor que esse pessoal falasse menos e agisse mais, porém o que se tem visto é muito falação na mídia, onde cada um quer exibir mais autoridade e competência que o outro. Depois, quando a gente vai examinar o que um e o outro disseram não sai nada.

Esse relatório tem todos os ingredientes para se transformar em mais um fiasco, assim como aconteceu com a CPI da Energisa, que continua deitando e rolando em cima do consumidor, praticando um desrespeito atrás do outro, e não aparece ninguém para colocá-la em seu devido lugar. Tripudiando, inclusive, sobre leis sancionadas pelo governador Marcos Rocha, a partir de projetos aprovados pela Assembleia Legislativa.

A contumaz morosidade com que a Comissão vem conduzindo o caso do parlamentar, não consegue esconder certa desídia de seus membros. É como se o que estivesse em jogo fosse algo secundário, sem nenhuma importância, permitindo, assim, que fundadas e preocupantes dúvidas pairem no seio da população. Não custa repisar, contudo, que, no próximo ano, haverá eleições. Ao contrário do que muitos pensam, nem todo mundo tem memória curta. Ou essa gente cumpre as tarefas que lhe foram atribuídas nas urnas por mandamento constitucional, ou será difícil conter a apatia do eleitor, cada dia menos tolerante para com os que o enganaram e preparam-se para enganá-lo novamente.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Realidade Cínica do Sistema Internacional

A Realidade Cínica do Sistema Internacional

DIREITO INTERNACIONAL: UM ESPAÇO DE CONTESTAÇÃO JURÍDICA DESIGUALPara nos debatermos sobre o Direito Internacional é preciso muito sangue frio, po

De maduro ao apodrecimento no cárcere

De maduro ao apodrecimento no cárcere

Viva a democracia! A população sofrida, humilhada e explorada da Venezuela pode respirar aliviada. Os mais de 8 mil venezuelanos que abandonaram seu

Adeus, professora!

Adeus, professora!

Professora aposentada, com larga tradição no universo educacional de Rondônia, Úrsula Depeiza Maloney ocupou diversos cargos públicos, todos na área

A responsabilidade do voto

A responsabilidade do voto

Deus deu ao homem atributos que o colocam em um patamar infinitamente superior aos outros animais. Só o homem supera os limites do instinto e pode m

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)