Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o ano de 2018


 
O regramento ​orçamentário do Brasil tem entre os planos municipais e os de estado e da União uma espécie de descompasso que requer dos agentes públicos a prática de reunir, humildade, pensamento de conjunto e visão de curto, médio e longo prazos. 

Isso nem sempre ocorre no território politico e especialmente em momentos de crise.
 
Mas é prudente que os mesmos agentes e seus respectivos assessores sejam conscientes de que a função publica é uma bela arte; arte da prática da negociação e da devida atenção aos prazos e aos rituais, posto que não será prudente que os alcaides coloquem em seus orçamentos para 2018 açoões e atividades que não tenham na LDO do governo do estado e na lei orçamentária do governo do estado a devida consonância.
 
Parece óbvio, mas na prática da administração pública muitos projetos e programas mal desenhados nas prefeituras acabam por não ocorrer em razão de que o elaborador deixa de consultar a LDO da União e do Estado, acarretando discrepâncias inominadas.
 
Fica o registro e o alerta para os leitores de plantão, a LDO da União e do Estado são até o final de junho a melhor ferramenta para os planejadores municipais.
 
Que venham os melhores projetos com os melhores propósitos para o próximo ano.
 
Graça e Paz
 
 
Gente de Opinião
 
Francisco Aroldo Vasconcelos de Oliveira
Economista Consulto

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Num mundo onde a vontade fabrica e a imaginação governa

Num mundo onde a vontade fabrica e a imaginação governa

Entre a simulação da realidade e a erosão da verdade Recentemente, o programa televisivo público ZDF-heute journal alemão, custeado pelos cidadãos

Só 200 cargos comissionados é pouco

Só 200 cargos comissionados é pouco

Dependendo do número de habitantes do município, o executivo é obrigado a repassar à Câmara Municipal entre 3,5% e 7% da receita tributária e de tra

Vorcaro, “um homem de mãos e consciência limpas”!

Vorcaro, “um homem de mãos e consciência limpas”!

O Brasil mais parece uma árvore centenária – bonita por fora, mas podre por dentro, completamente destruída pela ação do vírus da corrupção. E o pio

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)