Sexta-feira, 19 de julho de 2013 - 06h58
Nas várias áreas e setores da sociedade sempre ocorreram diversas transformações — como novas tecnologias, formas de trabalhar, formas de se comunicar —, inclusive na área da Educação.
Por todas essas mudanças, é possível afirmar que o aluno de hoje não é o mesmo de alguns anos. Com isso, outros desafios surgem a educandos e educadores. "Hoje a área da educação enfrenta vários desafios para garantir um ensino de qualidade, como a violência, o bullying, o contato com as drogas e o desinteresse do aluno em aprender", explica a pedagoga, mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e supervisora da linha pedagógica da Legião da Boa Vontade, Suelí Periotto.
Daí a necessidade do educador buscar atualizar suas metodologias para que a Educação ocorra de forma efetiva, de modo que o aluno realmente absorva o conteúdo proposto. Assim, a formação continuada do professor mostra-se como complemento primordial para garantir uma aprendizagem concreta. Por essa razão que, em suas escolas e centros comunitários, a LBV promove constantemente capacitações pedagógicas a seus educadores e aos que trabalham na área socioeducacional.
Outra ação nesse sentido, que abrange diversos profissionais da área educacional e quem se interessa pelo tema, no Brasil e exterior, é o Congresso Internacional de Educação da LBV. Este ano, o evento chegou a sua 12ª edição e teve com o tema "A Arte na arte de educar — uma visão além do intelecto".
Os congressistas que participaram do encontro, assistiram palestras com renomados profissionais e participaram e oficinas, aprimorando, assim, seus conhecimentos. No congresso foi apresentada também a proposta pedagógica da LBV, formada pela Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico — que visam desenvolver o Cérebro (intelecto) e o Coração (sentimentos elevados) dos jovens e crianças —, proposta pelo educador Paiva Netto.
Um dos muitos participantes do Congresso de Educação da LBV foi o professor de Informática Elton Bispo de Oliveira que relatou as contribuições do evento à sua profissão bem como à sua vida pessoal: "Aprendi novas práticas e metodologias que farão meus alunos absorverem melhor o conteúdo. Além disso, com esse investimento na minha formação, pude enxergar outras maneiras para poder ajudar o meu filho que possui déficit de atenção".
Fonte: Juliana Valim
A população aguarda uma resposta da CMPV sobre vazamento de áudios
Passados treze dias desde que alguém gravou e jogou na internet trechos de diálogos entre vereadores e um dos membros da equipe do prefeito Léo Mora
Humanismo Integral Geopolítico
Complementaridade contra Imperialismos de Esquerda e Direita A civilização ocidental assemelha-se hoje a um Filho Pródigo obstinado, que, seduzido
Das Verdades que nos governam à Verdade em que vivemos: Entre Sombras e Luz Vivemos rodeados de verdades. Umas são-nos impostas, outras somos nós qu
Era para ser apenas mais uma reunião secreta como muitas já realizadas entre vereadores da Câmara Municipal de Porto Velho se alguém não tivesse gra