Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

A difícil missão de Gazola


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

Conheço Jaime Gazola desde os tempos da Câmara Municipal de Porto Velho – ele vereador e eu servidor efetivo. Certa vez, cheguei a auxiliá-lo numa Comissão da qual ele era presidente, cujo nome não me recordo, agora. Na Câmara, Gazola foi um parlamentar atuante e versátil. Agora, não sei como ele vai-se comportar no comando de uma secretária complexa como é o caso da saúde municipal. Só sei que o novo titular da SEMUSA vai precisar ter muito jogo de cintura para responder às demandas urgentes e necessárias do setor, que, diga-se de passagem, está um caos. Uma e outra unidade está funcionando sofrivelmente regular, porém, a maioria, não satisfaz a expectativa geral.

Se a situação está difícil nas unidades de saúde da cidade, nos distritos e vilas a população foi completamente abandonada à própria desdita. A frustração é geral. Tudo vem deixando a desejar, decepcionando e irritando, cada vez mais, a população, que já não sabe mais o que fazer nem para quem apelar diante de tantos problemas. Prova disso é o posto de saúde da Vila Calderita, distante 45 Km da capital, onde falta de tudo, menos o espírito de solidariedade da comunidade para socorrer os que mais precisam na hora do aperto.

Preocupada com o estado de abandono em que se encontra a unidade de saúde, a presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Vila Calderita, Maria Nazira Freitas, enviou expediente ao deputado estadual Alan Queiroz, pedindo que ele interceda junto ao prefeito Léo Moraes no sentido de providenciar, entre outras demandas, a contratação, em caráter emergencial, de um biomédico. É inaceitável a pessoa ter que percorrer quase cinquenta quilômetros para fazer um simples hemograma por falta de profissional para realizar exames.

O momento é de unir força, e não de procurar culpados. Entretanto, mandam os mais altos interesses coletivos que se analisem os problemas a partir de suas causas mestras, a fim de que novos equívocos (?) não sejam cometidos, motivo pelo qual a importância de serem levadas a sério propostas consistentes, não somente no campo da saúde, mas, também, em todos os segmentos da administração municipal. O secretário Gazola terá uma difícil missão pela frente, qual seja, arrancar a saúde municipal das trevas do atraso.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A cantilena demagógica da transposição

A cantilena demagógica da transposição

Não sei você, mas eu não suporto mais ouvir essa conversa mole de transposição de servidores do ex-Território de Rondônia para os quadros da União.

A UE à margem da “paz” que financiou!

A UE à margem da “paz” que financiou!

Bruxelas reclama lugar nas negociações, mas Moscovo recusa-a como mediadora e Washington já não a consultaA nação que teme os seus inimigos busca am

Fariseus, saduceus e os políticos camaleônicos

Fariseus, saduceus e os políticos camaleônicos

Provavelmente, você já deve ter lido ou ouvido a expressão “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”. O provérbio sugere a possibilidade de pessoas dia

O desarmamento da inteligência artificial

O desarmamento da inteligência artificial

Um Chamamento de orientação para a HumanidadeDesarmar a inteligência artificial é mais urgente do que desarmar um míssil: o míssil mata o corpo; o alg

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)