Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Servidores municipais de Porto Velho decidem nesta terça-feira se mantém a greve iniciada hoje


Os servidores municipais de Porto Velho se reunirão em assembleia nesta terça-feira, dia 21/02, às 9 horas da manhã, em frente à prefeitura, para decidir se suspendem ou mantém a greve geral iniciada hoje, dia 20/02.

Pela manhã milhares de servidores se concentraram em frente à prefeitura para protestar contra a extinção do quinquênio, um direito conquistado ao longo de décadas de lutas.

Presidentes e diretores dos sindicatos que representam os servidores se reuniram com o chefe de gabinete do prefeito, quando expuseram os motivos da greve.

Eles relataram a insatisfação e a revolta dos servidores com o prefeito Hildon Chaves, que em campanha eleitoral prometeu valorizar as categorias, mas traiu o funcionalismo com o projeto de lei que acaba com o quinquênio.

Os sindicalistas também destacaram as inconsistências da informações divulgadas pela prefeitura quanto ao valor que seria economizado pela prefeitura com a extinção do benefício, que, de R$ 100 milhões baixou para R$ 17 milhões. Esse valor pode ser ainda menor, de acordo com os sindicalistas.

Durante a reunião o chefe de gabinete reforçou a proposta aceita pela prefeitura de suspender os efeitos da lei por 90 dias, tempo que será dedicado à elaboração dos cálculos precisos do impacto do quinquênio.

Até o gabinete do prefeito admite equívoco no cálculo inicial, e que se o impacto não for o esperado, a lei pode ser revogada.

O novo posicionamento da prefeitura pode explicar a “saia justa” em que ficaram os vereadores que aprovaram o projeto de lei sem ter conhecimento do seu conteúdo.

Os presidentes e diretores de sindicatos disseram que a reunião com o representante do prefeito foi positiva, pois abriu um canal de negociação para que seja restabelecido o direito dos servidores.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, disse que uma maneira de resolver o impasse é o envio à Câmara de um novo projeto de lei modificando a lei já aprovada, prevendo que os servidores já concursados mantenham o direito ao quinquênio, e que o benefício seja extinto apenas para quem fizer concurso a partir de agora.

Fonte: SINTERO

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)