Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Presidente do Sistema Fecomércio-RO se posiciona contrário ao aumento do IPVA e ICMS


Presidente do Sistema Fecomércio-RO se posiciona contrário ao aumento do IPVA e ICMS - Gente de Opinião

O presidente do Sistema Fecomércio de Rondônia, Raniery Coelho, tem acompanhado com preocupação as discussões envolvendo o aumento da alíquota de IPVA e ICMS no Estado. A proposta deve ir à votação na próxima segunda-feira 07.12 e caso seja aprovada. “Será catastrófica para o comércio”, considera ele.

Segundo Raniery, mais uma vez o comerciante e o contribuinte terão de arcar com uma conta da qual não fizeram, mas serão penalizados. Ele defendeu que a melhor saída para o Governo estadual é fazer cortes e ajustes na conta pública, pois o setor produtivo já vem sendo massacrado pela carga absurda de impostos.

“Sabemos do trabalho que o Governo do Estado teve para colocar a folha de pagamento dos servidores em dia e outras ações administrativas que está fazendo para controlar as finanças do Estado. Porém, aumentar impostos é sempre uma ação temerária e impopular pois gera desemprego e o efeito pode ser contrário”, ressaltou.

A posição do presidente do Sistema Fecomércio é idêntica à de outros setores ligados ao setor produtivo como a Fiero, Facer, Corecon e de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO), que já se pronunciou sobre a ilegalidade do repasse dos 2% do aumento do álcool para o Fundo de Pobreza criado pelo Estado.

“Hoje o IPVA e o ICMS. Amanhã é a CPFM do Governo Federal. O Executivo tem que repensar essas medidas, pois o aumento da carga tributária pode abrir espaço para um caminho sem volta. O empresário fez cortes, investiu e se ajustou à atual crise e não tem mais como absorver aumento de tributos. Não apoiamos essa iniciativa do Governo”, disse Raniery.
 

PROJETO

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Mensagem nº 230, de 13 de novembro de 2015, enviou para a Assembleia Legislativa do Estado, o Projeto de Lei que “Acrescenta dispositivos à Lei nº 688, de 27 de dezembro de 1996, que instituiu o ICMS” com a justificativa de “recomposição da base tributária, seriamente prejudicada pela atual crise econômica, que ameaça o equilíbrio orçamentário do Estado, provocando queda acentuada na arrecadação”. Entre as medidas solicitadas em três projetos encontram-se:

1)      A alteração da alíquota base do ICMS que passa de 17% para 18%;

2)      O IPVA, que já havia sido reajustado em 2013, será majorado de 2% para 3% (em veículos até 1.000 cc e acima de 1.000 para 4%. Valerá somente para 2017.

3)      Aumento da alíquota de 25% para 28% que passa a incidir sobre álcool carburante e gasolina;

4)      A criação de adicional de 2% que passa a incidir sobre produtos e serviços supérfluos destinado a um fundo de combate à pobreza e ainda a previsão de uma majoração da alíquota do imposto sobre transmissão de bens, o ITCD.

Presidente do Sistema Fecomércio-RO se posiciona contrário ao aumento do IPVA e ICMS - Gente de Opinião


Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (29), a Assembleia Legislativa de Rondônia, através do 2º vice-presidente e deputado Ribeiro

Moradores do bairro JK solicitam limpeza de canal ao vereador Everaldo Fogaça para prevenir alagações

Moradores do bairro JK solicitam limpeza de canal ao vereador Everaldo Fogaça para prevenir alagações

Em resposta às solicitações dos moradores do Bairro Juscelino Kubitschek, a equipe do vereador Everaldo Fogaça, do PSD, esteve presente na Rua Neuzi

Deputada Dra. Taíssa solicita contratação de médicos neurologistas para Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa solicita contratação de médicos neurologistas para Guajará-Mirim

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a contratação de médicos neurologistas para atuar no Ho

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)