Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MPC requer ao TCE apuração de possível sonegação fiscal devido ao pagamento de propina delatado por empresário da JBS



O Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO), por meio de sua Procuradoria-Geral, interpôs representação (acesse aqui) ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) requerendo a apuração, através de auditoria especializada junto à receita estadual, das irregularidades cometidas contra o erário rondoniense, as quais foram alvo de delação premiada de diretor do grupo empresarial JBS.MPC requer ao TCE apuração de possível sonegação fiscal devido ao pagamento de propina delatado por empresário da JBS - Gente de Opinião

De acordo com o MPC-RO, caso sejam confirmados os relatos feitos pelo empresário e amplamente divulgados na mídia nacional, as fraudes cometidas contra o sistema tributário do Estado podem ter causado prejuízo milionário aos cofres estaduais, uma vez que o esquema se processava mediante o lançamento indevido de créditos presumidos (fictícios ou falsos) de ICMS, com garantia de ausência de fiscalização por parte do órgão fazendário, mediante propina de 30% sobre o valor sonegado.

Na representação, o órgão ministerial ainda anexou cópia do vídeo da delação do empresário da JBS, em que este confirma não terem ocorrido as fiscalizações dirigidas aos tais créditos fictícios, confirmando-se assim o que os negociadores da propina haviam lhe assegurado. Isso, de acordo com o MPC, garante ao depoimento grau elevado de verossimilhança, ou seja, que o fato realmente ocorreu da forma como narrado pelo delator.

INVESTIGAÇÃO

Tendo em vista a competência do TCE em fiscalizar a receita estadual, o Ministério Público de Contas requereu à Corte de Contas a adoção, no prazo mais breve possível, das medidas necessárias à instauração de uma auditoria visando apurar todos os fatos relativos ao caso, bem como identificar os responsáveis e quantificar eventuais danos ao erário rondoniense.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

Acontece no próximo dia 6 de maio, o II Encontro com Assessores Parlamentares, promovido pela Superintendência de Comunicação Social (Secom) da Asse

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (30).

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

As obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim seguem avançadas. No último relatório emitido pela Escritório das Nações Unidas para Serviços de Proj

Alero forma comissão para concurso público

Alero forma comissão para concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) instituiu na última segunda-feira (29) a comissão preparatória do II Concurso Público da Casa de Leis.

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)