Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

Evento é voltado para todos os assessores da Casa.


Encontro será realizado na próxima segunda-feira, 6 (Foto: Divulgação) - Gente de Opinião
Encontro será realizado na próxima segunda-feira, 6 (Foto: Divulgação)

Acontece no próximo dia 6 de maio, o II Encontro com Assessores Parlamentares, promovido pela Superintendência de Comunicação Social (Secom) da Assembleia Legislativa de Rondônia(Alero). Neste ano, o evento tem como tema: “Condutas eleitorais e comunicação pública”. O evento tem como público-alvo profissionais ligados a área de comunicação da Casa e ocorrerá no Plenarinho II. 

O encontro terá início às 8h30, com o credenciamento e a recepção será feita pelo superintendente Marcelo Freire e pela chefe de redação Elaine Maia. 

Em seguida, a analista legislativa/jornalista Eliete Marques fará a reapresentação do Manual de Redação e Estilo da Alero. O encontro será finalizado com a palestra sobre “Condutas Eleitorais”, que será ministrada pelo advogado Edirlei Souza, especialista em direito eleitoral e processo eleitoral. 

Conforme a analista legislativa/relações públicas Natália Lima, uma das organizadoras do evento, em 2023 houve a primeira edição do encontro, mas é importante fazer a atualização. “A comunicação pública diz respeito ao diálogo, à informação e ao relacionamento cotidiano das instituições com a sociedade. Destina-se a garantir o exercício da cidadania, o acesso aos serviços e às informações de interesse público. Sempre buscamos a boa qualidade do material de comunicação institucional produzido pelos jornalistas da Casa ou pela assessoria direta do parlamentar. Por isso, é importante que todos conheçam as normas e esse é o momento de sanar dúvidas," disse.

I Encontro de Assessores Parlamentares realizado em 2023 (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO) - Gente de Opinião
I Encontro de Assessores Parlamentares realizado em 2023 (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

A jornalista Elaine Maia ressalta a importância da participação dos assessores dos parlamentares. “Todos os dias recebemos material das assessorias e, em alguns, há inconformidades que assinalamos e corrigimos. A cada encontro que realizamos, ponderamos as regras e evidenciamos o quanto é importante para a segurança do próprio parlamentar”, afirma. 

A jornalista Eliete Marques esclarece que o Manual de Redação e Estilo da Assembleia foi preparado para uniformizar a comunicação da Alero. "Com o manual, a Alero busca uniformizar a comunicação institucional, garantindo clareza e coesão em todas as mensagens. Portanto, cada assessoria parlamentar irá receber uma cópia do manual, para sempre esclarecer as dúvidas e aprimorar o texto na hora de redigir a notícia”, afirma. 

Da mesma forma, o superintendente Marcelo Freire destaca a importância do tema devido ao período eleitoral. “A própria legislação nos obriga a seguir as condutas. O período eleitoral nos impõe vedações acerca de publicações, divulgação de falas, de imagens e essas dúvidas serão sanadas pelo palestrante”, garante. 

Quem é Edirlei Souza? 

Advogado, Edirlei Souza foi servidor público federal do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia. É pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e também em Comunicação Pública. Desde 2009 é professor de cursos preparatórios para concursos públicos. 

Confira a programação completa 

  • 8h às 8h30 - Recepção e credenciamento
  • 8h30 às 9h - Abertura oficial
  • 9h às 10h - Reapresentação do Manual de Redação e Estilo da Alero: Eliete Marques, jornalista da Alero
  • 10h - Intervalo - Coffee Break
  • 10h15 às 11h15 - Palestra sobre “Condutas Eleitorais”: Edirlei Souza, bacharel em direito e pós-graduado em direito eleitoral e processo eleitoral
  • 11h15 às 11h30 - Perguntas e respostas
  • 11h30 às 12h – Avaliação

Gente de OpiniãoSábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Gente de Opinião Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)