Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Dom Roque Paloschi é o novo arcebispo de Porto Velho


 Dom Roque Paloschi é o novo arcebispo de Porto Velho - Gente de Opinião
Dom Roque foi bispo de Roraima durante 10 anos - RV
 
Cidade do Vaticano (RV) – Dom Roque Paloschi é o novo arcebispo de Porto Velho, Rondônia. A nomeação foi divulgada na manhã de quarta-feira (14/10) no Vaticano. Gaúcho de Progresso, foi bispo de Roraima durante dez anos e ocupará a sede deixada por Dom Esmeraldo Barreto de Farias em março de 2015.
    
Dom Roque nasceu em 1956, estudou Filosofia na Universidade Católica de Pelotas (1977-1981) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982-1985). Foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1986 em Bagé (RS) e nomeado bispo de Roraima em maio de 2005. De 2011 a 2015 presidiu o Regional Norte 1 da CNBB. 
 
Na última Assembleia Geral do Conselho Indigenista Missionário, de 15 a 18 de setembro em Luziânia (GO), ele foi eleito Presidente da entidade.
 
Dom Roque Paloschi é também membro da Rede Eclesial Pan-Amazônia, REPAM, fruto de uma iniciativa da Comissão Episcopal da Amazônia, do Departamento de Justiça Social do Conselho Episcopal Latino-americano – CELAM, da Conferência dos Religiosos da América e do Caribe e da Caritas, com o apoio de organismos internacionais, do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz do Vaticano e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. 
 
O arcebispo de Porto Velho é um paladino na defesa dos direitos dos camponeses e dos povos indígenas contra a agressão das empresas extrativistas que exploram os recursos naturais da Amazônia. (CM)
 
 
NOTICIAS CANÇAO NOVA
 
Gente de Opinião
 
A arquidiocese de Porto Velho (RO) tem um novo arcebispo: Dom Roque Paloschi, até então bispo de Roraima. A nomeação, feita pelo Papa Francisco, foi anunciada pelo Vaticano na manhã desta quarta-feira, 14.
 
Gaúcho de Progresso (RS), Dom Roque nasceu em 5 de novembro de 1956. Estudou Filosofia na Universidade Católica de Pelotas (1977-1981) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982-1985). Foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1986 em Bagé (RS) e nomeado bispo de Roraima em maio de 2005. De 2011 a 2015, presidiu o Regional Norte 1 da CNBB.
 
Na última Assembleia Geral do Conselho Indigenista Missionário, de 15 a 18 de setembro em Luziânia (GO), ele foi eleito Presidente da entidade.
 
Dom Roque Paloschi é também membro da Rede Eclesial Pan-Amazônia, REPAM, fruto de uma iniciativa da Comissão Episcopal da Amazônia; do Departamento de Justiça Social do Conselho Episcopal Latino-americano – CELAM; da Conferência dos Religiosos da América e do Caribe e da Caritas, com o apoio de organismos internacionais; do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz do Vaticano e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB.
 
O novo arcebispo de Porto Velho trabalha na defesa dos direitos dos camponeses e dos povos indígenas contra a agressão das empresas extrativistas que exploram os recursos naturais da Amazônia.
 
Dom Roque estava na diocese de Roraima há dez anos e agora assumirá o governo pastoral deixado por Dom Esmeraldo Barreto de Farias em março de 2015.
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Revanchismo da história em plena acção contra o Ocidente

Revanchismo da história em plena acção contra o Ocidente

O Presidente Rebelo de Sousa juntou-lhe o seu Pó de Mostrada Segundo noticiou a Reuters, Rebelo de Sousa declarou a correspondentes estrangeiros, um

Por que o PT ainda não indicou pré-candidato à sucessão de Porto Velho?

Por que o PT ainda não indicou pré-candidato à sucessão de Porto Velho?

O PT ainda não indicou pré-candidato à sucessão de Porto Velho. Por quê? Analistas políticos, contudo, apontam a ex-senadora Fátima Cleide como even

Lula quer criar um serviço de tele reclamação

Lula quer criar um serviço de tele reclamação

O presidente Lula saiu-se com mais uma das suas bizarrices. Agora, ele quer criar um serviço de tele reclamação, um canal de comunicação entre o gove

Por que somos tão desiguais?

Por que somos tão desiguais?

O Brasil possui um dos maiores níveis de concentração de renda. Quem garante isso não sou eu, mas os organismos especializados na avaliação da distr

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)