Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Vilhena: Polícia Civil deflagra a 'Operação Tentáculo'


"Os suspeitos tinham envolvimento com organização criminosa do Estado de São Paulo"

Em investigação iniciada há dois meses, a Polícia Civil desvendou um esquema de tráfico e  associação para o tráfico de drogas envolvendo uma menor de idade; um apenado que cumpria pena no regime fechado no novo centro de ressocialização de Vilhena e um ex-apenado.Os três foram indiciados por compor uma associação criminosa que exercia forte atuação no município.

Durante a investigação, foram apontados contatos e investidas da conhecida organização paulista PCC (Primeiro Comando da Capital) junto a apenados do sistema prisional de Rondônia.

Na manhã de quarta-feira, 27 de março de 2013, policiais civis de Vilhena deram início a uma operação contra o tráfico de drogas que visou  o cumprimento de mandados de prisões preventivas expedidos contra MARCOS J. M., o “marquinhos” e CARLOS R. C. O., vulgo “piolho”.

Durante as investigações já havia sido apreendida uma menor de idade transportando um quilo de cocaína da cidade de Porto Velho, para ser comercializado e distribuído em Vilhena.

Surgiram fortes indícios de que a droga apreendida com a menor havia sido encomendada pelo apenado CARLOS, vulgo “PIOLHO”, este, no decorrer dos anos de 2011 e 2012 foi apontado em outra investigação como sendo responsável por comandar, de dentro da cadeia pública de Vilhena, o tráfico de mais de dez quilos de drogas para comercio neste município.

Desta vez, CARLOS teria se associado à MARCOS J. M. para o narcotráfico, , mesmo estando aquele cumprindo pena no novo centro de ressocialização de Vilhena, o que demonstra a organização dos suspeitos.

Outro ponto de destaque na investigação são contatos realizados entre o suspeito CARLOS com integrantes do PCC, bem como entre essa organização e outros apenados que cumprem pena em regime fechado no Estado de Rondônia.

A menor de idade supostamente usada no transporte da droga já se encontra apreendida conforme ordem emanada do Juizado de Infância e Juventude, enquanto que MARCOS J. M. e CARLOS R.C.O. foram presos por suposta participação ativa nos crimes de tráfico e associação par ao tráfico de drogas, cujas penas, caso condenados poderão somar até 25 anos de prisão.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho

O Curumim Folia 2026 valorizou a importância da inclusão do público infantil na programação oficial do Carnaval de Porto Velho (Béra Folia), criando m

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários

O primeiro dia do Carnaval Seguro foi encerrado com um balanço altamente positivo em Porto Velho, resultado de planejamento, presença no território e

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)