Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Vilhena: Aluno da escola Cristo Rei e beneficiado com um notebook


 

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) a cada ano investe mais e mais na educação inclusiva no ambiente escolar, através dos educadores que trabalham nas salas de recursos multifuncionais (oferecendo aos alunos um Atendimento Educacional Especializado-AEE), e também nas salas regulares, possibilitando aos estudantes com deficiência melhores condições de aprendizagem. Nessa quarta-feira (28) o aluno William Gabriel da Silva de 10 anos, que é portador de paralisia cerebral, recebeu um notebook adquirido através da parceria entre Semed e Ministério Público.

Através do olhar e do cuidado das professoras Deusodete Rita da Silva Aimi e Cleonice de Fátima, durante as atividades na sala de recursos multifuncionais, as educadoras perceberam alguns obstáculos que William enfrentava na escrita devido ao atrofiamento dos membros superiores causado pela paralisia que acompanha desde o nascimento. “William estuda na escola Cristo Rei desde a primeira série, isso facilitou o acompanhamento e o desenvolvimento do aluno ao longo desses quatro anos. Quando ele chegou à escola não tinha nem mesmo uma cadeira adaptada para suas necessidades. William hoje cursa a 4º série e é um aluno muito inteligente, tem se desenvolvido melhor nas atividades que utilizam o computador”, comentou a gerente de Educação Especial Maria Sueli.

De acordo com Sueli, foi por meio da observação das professoras que um relatório foi elaborado contando o progresso dele ao usar o computador na sala de AEE. “Foi então quando as professoras compreenderam que havia a necessidade de um notebook para que William pudesse utilizar na sala de aula regular e também levar para casa, auxiliando ainda mais nas atividades escolares”, disse.

A Semed encaminhou esse relatório das professoras e ofício ao Ministério Público de Vilhena solicitando a aquisição desse notebook, que prontamente atendeu ao pedido das educadoras, compreendendo que o William apresentaria maior desenvoltura e agilidade nas atividades escolares.

Atualmente a escola Cristo Rei tem uma sala específica para atender alunos com deficiências especiais. “Oferecemos aos alunos diversos recursos para facilitar a acessibilidade ao conhecimento, através de computadores adaptados, teclados com colméia, software para comunicação aumentativa e alternativa, jogos pedagógicos, planos inclinados e suporte para leitura dos alunos com baixa visão, scanner com impressora e outros equipamentos. “Temos todo apoio do prefeito Rover para investirmos ainda mais na educação inclusiva”, afirmou Sueli.


Fonte: Elton Bordine Bittencourt

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam