Sábado, 30 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeito articula avanços no aeroporto e investimentos hidroviários em Porto Velho

Reunião com ministro Silvio Costa Filho avança pautas estratégicas para transformar Porto Velho em polo logístico da Amazônia


Aeroporto Governador Jorge Teixeira ainda não opera plenamente como terminal de voos internacionais - Gente de Opinião
Aeroporto Governador Jorge Teixeira ainda não opera plenamente como terminal de voos internacionais

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve nesta semana em Brasília para uma reunião estratégica com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da capital de Rondônia.

Recebido pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o prefeito reforçou a importância do alfandegamento do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira e a necessidade de novos investimentos federais na infraestrutura portuária e logística de Porto Velho, como forma de consolidar a cidade como um polo estratégico na Amazônia.

Apesar de levar o título de "internacional", o Aeroporto Governador Jorge Teixeira ainda não opera plenamente como terminal de voos internacionais ou de cargas, o que limita o potencial econômico da região.

Léo Moraes destacou que o processo de alfandegamento é essencial para a mobilidade e fortalecimento da economia localLéo Moraes destacou que o processo de alfandegamento é essencial para a mobilidade e fortalecimento da economia local

De acordo com o ministro, o processo de alfandegamento segue avançando e a operação plena do aeroporto está prestes a ser autorizada pela Receita Federal. “Estamos trabalhando pessoalmente para que o alfandegamento se torne realidade. Já houve avanço na tratativa, e na próxima semana, uma equipe técnica do ministério estará em Porto Velho para avaliar todo o potencial da cidade”.

Durante o encontro, o prefeito Léo Moraes destacou que esse processo é essencial para a mobilidade e fortalecimento da economia local . “O nosso aeroporto carrega o nome de internacional, mas, na prática, nunca operou com esse status. Isso é um entrave enorme pra quem trabalha com exportação, para o agro e para a indústria. Agora, com esse avanço, estamos cada vez mais perto de mudar essa realidade”.

Com a medida, o aeroporto poderá, de fato, operar com voos internacionais regulares, conectando Porto Velho aos mercados externos. "Com isso, vamos conseguir fortalecer o transporte de cargas, atrair novos investimentos e garantir a geração de empregos", destacou Léo Moraes.

INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA

Porto Velho tem posição estratégica no projeto da Ferrovia Transoceânica Brasil–ChinaPorto Velho tem posição estratégica no projeto da Ferrovia Transoceânica Brasil–China

Outro ponto abordado durante a reunião, foi a infraestrutura logística da capital, com obras que melhorem a conexão entre a área portuária e os distritos. O prefeito também destacou a posição estratégica de Porto Velho no projeto da Ferrovia Transoceânica Brasil–China, uma iniciativa que visa ligar o Atlântico ao Pacífico, conectando o Brasil a mercados asiáticos por meio de uma ferrovia que passaria por Porto Velho até a fronteira com o Peru.

“Porto Velho pode e deve ser o coração logístico da Amazônia. Temos localização estratégica, conexão hidroviária, potencial ferroviário e rodovias importantes. O que falta é destravar os gargalos que nos impediram de avançar até aqui”, afirmou Léo Moraes.



O projeto prevê um trecho de 1.641 km entre Campinorte (GO) e Vilhena (RO), além de cerca de 770 km até Porto Velho, com um custo estimado em 2009 de R$ 5,25 bilhões para o trecho prioritário.

O ministro Silvio Costa Filho reforçou a importância de uma agenda logística integrada, envolvendo portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e hidrovias. “À medida que o agronegócio cresce, a indústria cresce e o setor de serviços cresce, a gente precisa cada vez mais estruturar a agenda logística do país”, afirmou. A meta do governo é realizar 60 leilões entre 2023 e 2026, contratando cerca de R$ 30 bilhões em investimentos nos portos brasileiros.

VISITA TÉCNICA

Porto Velho receberá a visita da equipe técnica do Ministério dos Portos e Aeroportos para avaliar o potencial logístico da cidadePorto Velho receberá a visita da equipe técnica do Ministério dos Portos e Aeroportos para avaliar o potencial logístico da cidade

Na próxima semana, está prevista a visita da equipe técnica do Ministério dos Portos e Aeroportos a Porto Velho para avaliar o potencial logístico da cidade e definir os próximos passos para o alfandegamento e outros projetos.

"Porto Velho dá passos concretos para se consolidar como referência na conexão entre o Brasil e os mercados internacionais, impulsionando o turismo, os negócios e o intercâmbio regional", finalizou o prefeito Léo Moraes.

A expectativa é que os avanços discutidos em Brasília tragam resultados práticos em breve, beneficiando a população e fortalecendo a economia de Rondônia.

Gente de OpiniãoSábado, 30 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regulariza Jipa atende 500 famílias em Nova Colina

Regulariza Jipa atende 500 famílias em Nova Colina

Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) e da Secretaria Municip

Projeto “Resgatando o Civismo” acontece no dia 1º de setembro em frente ao Prédio do Relógio

Projeto “Resgatando o Civismo” acontece no dia 1º de setembro em frente ao Prédio do Relógio

O Projeto “Resgatando o Civismo”, que traz como tema: Brasil que Vive em Nós, acontece a partir das 16h, em frente ao Prédio do Relógio, sede da Pre

Conheça o Limpômetro: tecnologia que monitora ações de limpeza em Porto Velho

Conheça o Limpômetro: tecnologia que monitora ações de limpeza em Porto Velho

Desde do início da atual gestão, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI), re

Estudo preliminar do Ecossistema de Inovação de Cacoal será entregue nesta terça

Estudo preliminar do Ecossistema de Inovação de Cacoal será entregue nesta terça

O Sebrae em Rondônia promoveu um debate a respeito do desenvolvimento da inovação e tecnologia na região de Cacoal. Trata-se do Ecossistema Local de

Gente de Opinião Sábado, 30 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)