Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Usina de calcário volta a operar 100% no município de Espigão D’Oeste



A usina de calcário durante muito tempo ficou fechada após o Ibama suspender judicialmente a exploração e lacrar todos os equipamentos sob alegação de crimes ambientais que na época estava sob o comando da Emal. Após seguidas negociações do governador com a gerencia nacional do órgão em Brasília foi liberado a exploração e a mesma passou ao comando do Estado, sendo hoje gerenciado pela Emater.

Há cerca de 20 dias, a usina que está localizada no município de Espigão do Oeste voltou a ligar suas máquinas e extrair o minério chegando a produzir até 330 toneladas por dia. O calcário é um minério muito importante para a agricultura, pois ajuda na correção de solo, contribuindo para a melhoria da lavoura e pastagens entre outros. Com a proibição do desmatamento, o minério aplicado ao solo degradado ajuda na melhor utilização da área e no aumento da produtividade, evitando novos desmate.
 

Recursos

Para adquirir o direito da exploração do calcário, o Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), indenizou a Emal, empresa responsável pela concessão da usina, em 3 milhões de reais, além de investir 500 mil reais no recondicionamento dos equipamentos operacional para continuar os trabalhos.
 

Para adquirir o calcário

O calcário é repassado por R$ 40 reais à tonelada. O produtor que desejar adquirir o produto, basta procurar um escritório da Emater na sua região e retirar o boleto bancário da quantia que desejar. Após o pagamento, a Emater envia o comprovante para os responsáveis pela entrega do produto. Para os produtores que adquirirem até 08 toneladas do minério, o transporte é gratuito, sendo realizado pela Sedes que dispõe de uma programação para atender o produtor devido a grande demanda.

Ao comentar a participação da Sedes no processo de transporte do calcário para os produtores rurais, o secretário Marco Antônio Petisco, disse que esta é mais uma ação do Governo do Estado para atender os pequenos produtores rurais e a agricultura familiar, “Temos ações em diversos campos e segmentos, mas sem esquecer os pequenos produtores que juntamente com suas famílias contribuem para o desenvolvimento do nosso estado”, declarou Petisco.
 

Linha de transmissão

Atualmente as máquinas da usina trabalham a base de óleo diesel. Mas a obra para a construção da linha de transmissão já está em execução e brevemente serão concluídas. A linha que conta com 52 km de extensão em modo trifásico, cujo valores investidos somam 2,5 milhões de reais, vai beneficiar toda a população ao longo da estrada.

Com a usina operando com energia elétrica a expectativa é o que o custo de produção diminua.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

A Prefeitura de Porto Velho informa que haverá reforço do transporte coletivo neste domingo (2), Dia de Finados, com objetivo de facilitar o acesso

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Desenvolvendo um importante trabalho de melhoria na infraestrutura do perímetro urbano da capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho está conclu

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)