Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ultrassonografia melhora eficiência reprodutiva de bovinos


Ultrassonografia é utilizada para melhorar a eficiência reprodutiva de bovinos
A ultrassonografia é uma técnica de diagnóstico que oferece um grande avanço para a eficiência da pecuária. Com sua utilização no campo é possível realizar um exame ginecológico mais detalhado, o diagnóstico de gestação precoce e de patologias no útero e ovários, dentre outros, o que demonstra o potencial desta técnica, que além de não ser invasiva, fornece resultados precisos e em tempo real. Ultrassonografia melhora eficiência reprodutiva de bovinos - Gente de Opinião

De acordo com o pesquisador da Embrapa Rondônia e especialista em reprodução animal, Luiz Pfeifer, a ultrassonografia é uma importante ferramenta do manejo reprodutivo. “Trata-se de uma técnica já muito utilizada nas regiões Sul Sudeste e Centro-Oeste com excelentes resultados, mas ainda é pouco difundida em Rondônia. É importante que os produtores de Rondônia façam uso de tecnologias como esta, pois podem melhorar o desempenho reprodutivo dos rebanhos, alcançando maior eficiência dos animais,” explica o pesquisador.

Para conquistar bons resultados e ser competitivo no mercado, é imprescindível o controle das etapas relacionadas à produção. Para tanto é preciso a incorporação de novas tecnologias no setor produtivo que tenham uma relação custo-benefício positiva. É o que ocorre com o uso da ultrassonografia, que representa um grande avanço tecnológico no campo da reprodução animal. A partir das informações técnicas obtidas por meio de exames ginecológicos ultrassonográficos, o produtor pode realizar mudanças estratégicas no manejo reprodutivo transformando essa informação em lucro.

Em rebanhos leiteiros, o diagnóstico de gestação precoce por ultrassonografia pode ser realizado cerca de 30 dias após a concepção, identificando vacas que “falharam”, o que melhora a eficiência reprodutiva através da redução do intervalo entre inseminações e do intervalo parto-concepção. Por meio do diagnóstico precoce é possível tomar medidas para que a fêmea conceba logo após o resultado negativo da prenhez. Caso contrário, o produtor teria que esperar em média de 45 a 60 dias para o diagnóstico de gestação tradicional (toque retal) que, dependendo da experiência do veterinário, pode ter um diagnóstico duvidoso.

Além disso, a ultrassonografia permite a identificação de alterações nos ovários, diagnosticando se o rebanho está apto para que biotecnologias reprodutivas possam ser implementadas (sincronização de cios, inseminação em tempo-fixo, transferência de embriões, entre outras).

Em rebanhos de corte, a possibilidade de se realizar o diagnóstico de gestação precoce em fêmeas submetidas à inseminação em tempo-fixo (IATF) permite ao produtor retirar as vacas prenhas do lote, reduzindo a carga animal dos piquetes destinados para acasalamento de repasse com touros. Esta prática permite ainda uma melhor assistência para as fêmeas que já conceberam, pois estas podem ser conduzidas a piquetes onde permaneçam com uma adequada condição alimentar.

Em propriedades altamente tecnificadas que realizam inseminação em tempo-fixo, a ultrassonografia para diagnóstico de gestação possibilita o descarte total dos touros, pois fêmeas diagnosticadas “vazias” podem ser ressincronizadas e inseminadas.

Para Luiz Pfeifer, a ultrassonografia demonstra ser uma ferramenta altamente viável e acessível para um bom manejo estratégico-reprodutivo, mas é preciso a utilização correta do equipamento. “Com um diagnóstico preciso é possível buscar meios para solucionar problemas de ordem reprodutiva no rebanho, minimizando custos e proporcionando bom desempenho reprodutivo. No entanto, para a eficiência deste processo é importante o correto manuseio do equipamento pelo profissional (veterinário), assim como uma interpretação correta dos resultados para tomadas de decisão”, enfatiza o pesquisador.

Fonte: Embrapa / Renata Silva

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)