Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

TRANSPOSIÇÃO: Em Espigão, Expedito anuncia retorno de técnica da União



Nem mesmo a chuva que caiu na manhã da quinta-feira (17-12) em Espigão do Oeste afastou os servidores da reunião programada pelos sindicalistas de Rondônia para esclarecimentos sobre a transposição aos quadros da União. Juntamente com os sindicalistas, Expedito Júnior  (PSDB) levou informações sobre a condução do processo e, como tem feito em todas as cidades de Rondônia, respondeu aos questionamentos. A volta da técnica do Ministério do Planejamento, Vera Lúcia Rodrigues, a Rondônia foi anunciada por Expedito Júnior, como forma de esclarecer com segurança todas as dúvidas dos servidores. Ainda presente á reunião, o presidente do PSDB, Hamilton Casara. 

O nascimento da então PEC 483, que em 2003 veio a se tornar a PEC 83, apresentada pela senadora Fátima Cleide (PT). Essa proposta teve problemas, em razão de que o senador paulista Aloízio Mercadante, também do PT, suprimiu a palavra estadual, prejudicando todos servidores rondonienses. Para que esses problemas não fossem mantidos, o presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil, Cícero Evangelista, falou que o deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO) foi fundamental, mas que se não fosse o apoio dado por Expedito Júnior, que transformou seu gabinete em um verdadeiro QG, onde eram feitas as reuniões. 

Ele destacou ainda a união da bancada rondoniense no Congresso Nacional, mas principalmente dos servidores, que se mobilizaram no Estado e até mesmo em Brasília. 

Expedito Júnior voltou a afirmar que os servidores até 1991 serão beneficiados, acabando com a dúvida entre os servidores, de que somente servidores até 1987 seriam atendidos. Mesmo fora do Congresso Nacional, ele afirmou que não lavou as mãos sobre o processo e que continua atento a todos os desdobramentos sobre a condução do processo em Brasília. 

OS servidores do quadro de extinção, aposentados e pensionistas serão todos atendidos na transposição. Expedito Júnior falou ainda sobre outras categorias atendidas por ele, como os mototaxistas que, como os servidores rondonienses, pressionaram no Congresso para que a regulamentação da atividade fosse alcançada. Sem a pressão, Expedito disse que nem servidores nem mototaxistas teriam conseguido sucesso. 

A categoria dos agentes nacionais de Saúde foi lembrada por Expedito, que comunicou aos presentes que na quarta-feira foi aprovado no Senado o piso nacional da categoria. Considerado por ele como mais um avanço à categoria, já atendida pelo projeto de sua autoria que dá adicional de insalubridade, Expedito falou que em Brasília os agentes de Saúde tem forte pressão e por isso continuam tendo benefícios aprovados. 

Aos servidores que pretendem viajar ao final de ano e que ficam apreensivos, em razão da tramitação da transposição, foi comunicado que podem viajar, já que a regulamentação só deve ir a análise depois de fevereiro e, mesmo aprovada, os servidores terão após isso três meses para apresentarem sua documentação.

Fonte: Roni Cruz

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)