Porto Velho (RO) sábado, 16 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

TRANSPOSIÇÃO: Em Espigão, Expedito anuncia retorno de técnica da União



Nem mesmo a chuva que caiu na manhã da quinta-feira (17-12) em Espigão do Oeste afastou os servidores da reunião programada pelos sindicalistas de Rondônia para esclarecimentos sobre a transposição aos quadros da União. Juntamente com os sindicalistas, Expedito Júnior  (PSDB) levou informações sobre a condução do processo e, como tem feito em todas as cidades de Rondônia, respondeu aos questionamentos. A volta da técnica do Ministério do Planejamento, Vera Lúcia Rodrigues, a Rondônia foi anunciada por Expedito Júnior, como forma de esclarecer com segurança todas as dúvidas dos servidores. Ainda presente á reunião, o presidente do PSDB, Hamilton Casara. 

O nascimento da então PEC 483, que em 2003 veio a se tornar a PEC 83, apresentada pela senadora Fátima Cleide (PT). Essa proposta teve problemas, em razão de que o senador paulista Aloízio Mercadante, também do PT, suprimiu a palavra estadual, prejudicando todos servidores rondonienses. Para que esses problemas não fossem mantidos, o presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil, Cícero Evangelista, falou que o deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO) foi fundamental, mas que se não fosse o apoio dado por Expedito Júnior, que transformou seu gabinete em um verdadeiro QG, onde eram feitas as reuniões. 

Ele destacou ainda a união da bancada rondoniense no Congresso Nacional, mas principalmente dos servidores, que se mobilizaram no Estado e até mesmo em Brasília. 

Expedito Júnior voltou a afirmar que os servidores até 1991 serão beneficiados, acabando com a dúvida entre os servidores, de que somente servidores até 1987 seriam atendidos. Mesmo fora do Congresso Nacional, ele afirmou que não lavou as mãos sobre o processo e que continua atento a todos os desdobramentos sobre a condução do processo em Brasília. 

OS servidores do quadro de extinção, aposentados e pensionistas serão todos atendidos na transposição. Expedito Júnior falou ainda sobre outras categorias atendidas por ele, como os mototaxistas que, como os servidores rondonienses, pressionaram no Congresso para que a regulamentação da atividade fosse alcançada. Sem a pressão, Expedito disse que nem servidores nem mototaxistas teriam conseguido sucesso. 

A categoria dos agentes nacionais de Saúde foi lembrada por Expedito, que comunicou aos presentes que na quarta-feira foi aprovado no Senado o piso nacional da categoria. Considerado por ele como mais um avanço à categoria, já atendida pelo projeto de sua autoria que dá adicional de insalubridade, Expedito falou que em Brasília os agentes de Saúde tem forte pressão e por isso continuam tendo benefícios aprovados. 

Aos servidores que pretendem viajar ao final de ano e que ficam apreensivos, em razão da tramitação da transposição, foi comunicado que podem viajar, já que a regulamentação só deve ir a análise depois de fevereiro e, mesmo aprovada, os servidores terão após isso três meses para apresentarem sua documentação.

Fonte: Roni Cruz

Mais Sobre Municípios

Porto Velho: Decreto transfere ponto facultativo para o dia 1º de novembro

Porto Velho: Decreto transfere ponto facultativo para o dia 1º de novembro

O ponto facultativo alusivo ao Dia do Servidor Público, comemorado no próximo dia 28 de outubro, foi transferido para o dia 1º de novembro de 2021 pel

Prefeitura levará atendimentos e serviços gratuitos à zona Leste de Porto Velho

Prefeitura levará atendimentos e serviços gratuitos à zona Leste de Porto Velho

Moradores da zona Leste e imediações terão acesso a diversos serviços de cunho social em um só lugar e gratuitos. A Prefeitura de Porto Velho realiza,

Prefeitura de Porto Velho entrega títulos a moradores dos residenciais FNHIS I e Pró-Moradia Sul

Prefeitura de Porto Velho entrega títulos a moradores dos residenciais FNHIS I e Pró-Moradia Sul

A Prefeitura de Porto Velho entregou, no sábado (9), durante solenidade na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Areal da Florest