Sábado, 9 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

TÍTULO JÁ: Cacoal se prepara para a regularização de 1.700 imóveis urbanos


Cacoal se prepara, para nos próximos dias, dar início à regularização fundiária urbana de 1.700 imóveis. O lançamento do programa “Título Já”, do Governo da Cooperação, acontece no dia 25 de outubro no Teatro Municipal de Cacoal. No mesmo dia tem início o cadastramento da população que necessita e queira regularizar seu imóvel. O cadastro poderá ser feito até o dia 26.

Neste primeiro momento, o cadastramento será voltado aos moradores dos bairros Habitar Brasil, Josino Brito, Sociedade Bela Vista, Santo Antônio e Loteamentos Limoeiro e Morada Digna.
 

Título Já

Implantado em 2011 pelo Governo da Cooperação, o “Título Já” é um programa do Governo do Estado destinado à regularização de imóveis urbanos de famílias de baixa renda. O programa conta com a parceria das prefeituras municipais, Associação dos Notários e Registradores de Rondônia (ANOREG), Tribunal de Justiça de Rondônia e Cartórios de Registro de Imóveis.

Com o programa “Título Já”, o registro dos títulos em cartório será gratuito, conforme os requisitos previstos em lei, garantindo à população beneficiada o pleno exercício dos seus direitos.

De acordo com o Governo da Cooperação, esta é uma intervenção pública para legalizar a posse do imóvel de interesse social, com implicações diretas sobre a urbanização da área e a inclusão social da população.
 

Documentos exigidos

Para os moradores dos bairros que serão contemplados, que já queiram providenciar os documentos necessários para o cadastramento em Cacoal, os documentos exigidos são: cópia autenticada do RG e CPF do requerente e do cônjuge ou convivente; cópia autenticada da certidão de nascimento, se o interessado for solteiro; cópia autenticada da certidão de casamento atualizada, ou declaração, ou contrato de união estável, se o interessado for casado; cópia do comprovante de residência (conta de energia, água, telefone, etc. – atualizada); cópia autenticada da certidão de óbito do cônjuge, se o interessado for viúvo; cópia autenticada da certidão de nascimento dos filhos; cópia do IPTU; cadeia dominal de contratos de compra e venda ou documento de doação; comprovante de renda familiar ou declaração de renda atualizado; declaração de posse quando houver quebra da cadeia possessória; declaração de que não é proprietário ou possuidor de outro imóvel urbano com reconhecimento de firma.

Fonte: Giliane Perin / Decom
 

Gente de OpiniãoSábado, 9 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Após quase 15 anos, o morador do Loteamento Jardim Miraflores, localizado no bairro Três Marias, zona Leste da capital, Durval Mendonça, deu o primeir

Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos

Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos

A Prefeitura de Porto Velho acaba de lançar o site oficial do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, que será realizado no próximo dia 11 de agosto,

Nota de Esclarecimento – Familiares do bombeiro civil Remi Brito

Nota de Esclarecimento – Familiares do bombeiro civil Remi Brito

A família do Bombeiro Civil Remi Francisco de Oliveira de Brito, em especial sua esposa e irmãos, por meio de seus advogados abaixo assinado, vem, e

Gente de Opinião Sábado, 9 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)