Quarta-feira, 14 de abril de 2010 - 16h59
Com a finalidade de aumentar a acessibilidade da comunidade à vacina BCG, disponibilizada em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e garantir que ela seja aplicada corretamente nos recém-nascidos, os técnicos de enfermagem do município estão sendo capacitados desde o último mês, em Ariquemes.
O curso tem duração de 40 horas, duas por dia, com previsão para encerrar dia 23 de abril. Participam da capacitação 16 profissionais, que já atendem nas UBSs.
Apesar do nome estranho, a vacina BCG-ID está no calendário de vacinação da rede pública de saúde da criança e a imuniza contra a tuberculose e também contra as suas formas graves.
É oferecida às crianças com no mínimo dois quilos, logo após o nascimento e em dose única. Após a aplicação da vacina através de injeção, normalmente no braço direito, é normal que apareça uma pequena lesão avermelhada entre a segunda e sexta semanas e, a partir daí, regressão até desaparecer, deixando uma pequena cicatriz.
De acordo com a coordenadora epidemiológica, Geris Leite, as mamães devem ser orientadas para não usarem nenhum tipo de medicamento na casquinha, nem a retirar a mesma. Na ausência de cicatriz vacinal seis meses após a aplicação, a vacina deve ser repetida.
A tuberculose é uma doença transmissível de pessoa para pessoa pela saliva (tosse, espirro, fala) e afeta principalmente os pulmões.
A doença é especialmente grave em crianças pequenas, desnutridos e pacientes aidéticos. A melhor maneira de se prevenir a tuberculose é através da vacinação.
Fonte: Ascom
Prefeito articula avanços no aeroporto e investimentos hidroviários em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve nesta semana em Brasília para uma reunião estratégica com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da
Prefeito Affonso faz balanço dos seis primeiros meses de mandato em entrevista
Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), concedeu entrevista aos radialistas Chico da Mata e Euclides Maciel,
Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o crescimento de Porto Velho
Responsável por regular, fiscalizar e acompanhar a prestação dos serviços públicos concedidos, permitidos ou autorizados no âmbito municipal, a Agênci
Prefeitura instala dispositivo que elimina risco de choque em praças de Porto Velho
A garantia da segurança na estrutura dos espaços de uso comum pela sociedade porto-velhense segue avançando com ações simples e eficientes, que soluci