Quarta-feira, 14 de abril de 2010 - 16h59
Com a finalidade de aumentar a acessibilidade da comunidade à vacina BCG, disponibilizada em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e garantir que ela seja aplicada corretamente nos recém-nascidos, os técnicos de enfermagem do município estão sendo capacitados desde o último mês, em Ariquemes.
O curso tem duração de 40 horas, duas por dia, com previsão para encerrar dia 23 de abril. Participam da capacitação 16 profissionais, que já atendem nas UBSs.
Apesar do nome estranho, a vacina BCG-ID está no calendário de vacinação da rede pública de saúde da criança e a imuniza contra a tuberculose e também contra as suas formas graves.
É oferecida às crianças com no mínimo dois quilos, logo após o nascimento e em dose única. Após a aplicação da vacina através de injeção, normalmente no braço direito, é normal que apareça uma pequena lesão avermelhada entre a segunda e sexta semanas e, a partir daí, regressão até desaparecer, deixando uma pequena cicatriz.
De acordo com a coordenadora epidemiológica, Geris Leite, as mamães devem ser orientadas para não usarem nenhum tipo de medicamento na casquinha, nem a retirar a mesma. Na ausência de cicatriz vacinal seis meses após a aplicação, a vacina deve ser repetida.
A tuberculose é uma doença transmissível de pessoa para pessoa pela saliva (tosse, espirro, fala) e afeta principalmente os pulmões.
A doença é especialmente grave em crianças pequenas, desnutridos e pacientes aidéticos. A melhor maneira de se prevenir a tuberculose é através da vacinação.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)
Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul
Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364
A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)