Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Sidsef pede apoio da Câmara para não aprovação do congelamento de salários



O Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Rondônia – Sindsef, enviou a Câmara de Vereadores de Ariquemes, um pedido de apoio junto a Bancada Federal, em relação a não aprovação da PLP aprovada o Senado e remetida para a Câmara Federal que congela os salários dos servidores federais até 2019. A solicitação foi lida na sessão desta segunda-feira (15). No documento, o sindicato justificou o pedido declarando que a folha de pagamento da categoria está congelada há mais de 12 anos e os aumentos são em cima de gratificações de pequeno valor, não caracterizando ganhos reais.

Entre os vereadores que se manifestaram a favor de apoiar a categoria está Tibério Rocha (PPS). Durante a sessão, ele disse que entraria em contato com o deputado federal Moreira Mendes, do mesmo partido, para pedir apoio aos servidores federais. João Leite (PP), pediu que apoio da Câmara de Ariquemes fosse encaminhado de forma urgente à Câmara Federal. E Rosa Pereira (PSL), quem também é funcionária federal, disse que o salário da categoria já está com o salário defasado há muitos anos, e acrescentou que, na Região Norte, os servidores são ainda menos valorizados.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Saulo Moreira (PDT), esclareceu que o jurídico da Casa de Leis já tratou de elaborar um documento oficial da Câmara pedindo o apoio da bancada federal. “Nesta terça-feira (16), os interessados em assinar o pedido podem procurar o jurídico da Casa”, afirmou.

Congelamento

Segundo o Sindsef existem dois projetos que prevêem o congelamento salarial dos servidores federais tramitando no Congresso Nacional, cada um em uma Casa: o Projeto de Lei Complementar (PLP) 1/2007 e o Projeto de Lei do Senado (PLS) 611/2007. Ambos acrescentam à Lei Complementar 101, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, um dispositivo limitando a despesa com pessoal e encargos sociais da União por dez anos. Ou seja, na prática significa que, se aprovados, o servidor não terá reajuste.

O PLP 1 é de autoria do Governo Federal e tramita em regime de prioridade, e o PLS é de autoria de senadores governistas – Ideli Salvati (PT-SC), Valdir Raupp (PMDB-RO), Roseana Sarney (PMDB-MA) e Romero Jucá (PMDB-RR). A única diferença entre os dois é o percentual. Os dois estão prontos para serem votados em plenário. Mais informações: www.sindsef-ro.org.br.

Greve

A sessão desta segunda-feira do Legislativo de Ariquemes também foi marcada por uma infinidade de debates como à greve dos professores da Rede Pública Estadual. Este assunto foi destacado pelos Enoque Nunes (PMDB), João Leite e Valmir Francisco Passos (Val do PT). “Quero me solidarizar a todos e conclamar aos que ainda não se uniram a manifestação, que passem a aderir à greve”, disse Val.

O vereador petista também usou a palavra para fazer críticas sobre as notícias que deram conta que o deputado federal Eduardo Valverde (PT) seria vice do prefeito Confúcio Moura nas eleições de 2010. Ele desmentiu a informação e relatou que a reunião para tratar o assunto aconteceu somente para falar sobre a pré-candidatura de Valverde ao Governo do Estado e não de uma aliança com o PMDB local.

Val também falou sobre a troca direção de enfermagem do Posto de Saúde do bairro ele Marechal Rondon de Ariquemes. Segundo ele, um abaixo assinado da comunidade do bairro pede a manutenção da atual responsável. E cobrou ainda do Executivo, à reconstrução da ponte da Linha C 70.

Já o vereador Clovis José (PMDB) aproveitou sua oportunidade para fazer um resumo sobre suas ações no final e início da semana que incluíram acompanhar o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp em visitas na Região, e a participação dele e do vereador Enoque Nunes em uma reunião com prefeito de Ariquemes Confúcio Moura e vice-prefeito Marcio Raposo com a Associação de Pastores do município que tratou sobre a implantação da Praça da Bíblia.

Projetos votados

Depois de debaterem temas variados, na sessão desta segunda-feira, os vereadores votaram e aprovaram em primeira discussão os projetos: que dá nome ao Parque Botânico Municipal como: José Soares da Silva Zé do Zoológico, e outro que reconhece a Associação Social Beneficente vida como de utilidade pública, ambos de autoria do vereador Clovis José (PMDB); o que autoriza o Executivo a doar terreno aos profissionais de Artesanato e Aquicultores de Ariquemes, do Executivo Municipal; e outro projeto do vereador Clovis José que foi incluso na ordem do dia depois de ser lido no pequeno expediente que reconhece como de utilidade pública o Ariquemes Futebol Clube.

Pequeno expediente

No pequeno expediente do dia foram apresentados os seguintes Projetos de Lei: o da Associação Social Silveira Adventure Esporte e Cultura de Ariquemes, do vereador Clovis José; o que reconhece como de utilidade pública a Associação dos Portadores de Diabetes e Hipertensos como de utilidade pública, do vereador João Leite; o que reconhece como de utilidade pública a Associação My Tay Rondoniense, do vereador Saulo Moreira; além das indicações: do vereador Enoque Nunes que pede ao Executivo Municipal que viabilize o recapeamento da Avenida Findere, no trecho entre Canaã e Jaru, em frente ao antigo zoológico; e do vereador João Leite que indica ao Executivo o recapeamento da Avenida Canaã, no trecho entre a Candeias e BR 364. 

Fonte: Jaqueline Alencar

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)