Sábado, 1 de maio de 2021 - 10h12

O Dia do Trabalhador esse ano é diferente para muitos dos servidores do município de Porto Velho. A pandemia da Covid-19 mudou a rotina para quem atua na área da saúde, impôs novos procedimentos e aprendizados, mas deixa em cada um a certeza de que cada atendimento é um bem para a humanidade.
Silvana Juliano de Naer, técnica de enfermagem há 23 anos, sete deles dedicados à Maternidade Municipal Mãe Esperança, faz uma reflexão sobre o cotidiano de trabalho na pandemia. Ela diz que a doença exige esforços mais complexos, como conciliar a própria segurança com o dever de cuidar da vida alheia.
“Antes da pandemia, nossas estruturas psicológica e física estavam num padrão de equilíbrio. A doença trouxe medo e dificuldades para enfrentar um vírus que ainda não é totalmente conhecido. Temos que enfrentar tudo isso e ainda passar segurança ao paciente”, diz Silvana.
Veridiana Pedrosa é diretora da UPA SulA figura do paciente é central no dia a dia desses trabalhadores. Veridiana Pedrosa, diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Sul, explica que, agora, a dependência dos pacientes em relação aos profissionais da saúde é ainda mais intensa. “O doente, seja jovem ou não, precisa de um enfermeiro para tudo. Ele não consegue, por exemplo, comer sozinho e ficar com oxigênio. Por isso, essa convivência exige de nós um alto nível de profissionalismo e humanidade”, explica a diretora.
SIMBOLOGIA
O Dia Internacional do Trabalhador promove a busca do reconhecimento de cada trabalhador e trabalhadora pelo papel que desempenha na sociedade, por mais que seja em tarefas de pouca visibilidade.
A origem da celebração está nos protestos por diminuição na carga horária de trabalho nos Estados Unidos, ainda no século XIX. Passados mais de cem anos, muitos direitos trabalhistas foram conquistados e assegurados em Leis.
Em 2021, a luta de algumas categorias ainda é pelo reconhecimento da sociedade. Liobina Duran, enfermeira na UPA Sul, entende esse sentimento.
Liobina Duran diz que as pessoas passaram a valorizar mais os profissionais“Hoje, as pessoas veem a importância do trabalhador da saúde. A pandemia veio mostrar que nosso ofício é essencial para a manutenção da vida”, argumenta a enfermeira.
Para Silvana, a data reforça, ainda, o sentimento de união dos trabalhadores da saúde. São profissionais que se colocam todos os dias na linha de frente de combate à pandemia, numa batalha em que todos correm risco de perder a vida.
“Estendo meus parabéns e agradecimentos a todos os colegas da área da saúde. Continuamos sendo vitoriosos e atravessando esse momento difícil unidos”, finalizou a servidora.
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo
A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara
A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Novo modelo vai agilizar aprovação de obras em Porto Velho a partir de 2026
A Prefeitura de Porto Velho adotará, a partir de 2026, um novo modelo de licença de obras para construções unifamiliares, com emissão automática do al

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade
A noite do dia 25 de dezembro, durante o Natal de Luz no Parque da Cidade, reuniu milhares de pessoas e marcou a programação especial do período natal
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)