Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Semusa abre programação do Setembro Amarelo

Um em cada dez adolescentes brasileiros de 11 a 17 anos acessa conteúdo na internet sobre formas de se ferir, e um em cada vinte, de suicidar


Semusa abre programação do Setembro Amarelo - Gente de Opinião

O Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com rua José Vieira Caúla, no bairro Cuniã, foi o local escolhido pela Secretaria Municipal de Saúde para lançar em Porto Velho o Setembro Amarelo, na tarde do sábado (31), campanha nacional de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015.

Na praça, que ganhou melhorias na gestão do prefeito Hildon Chaves, a comunidade pratica diariamente exercícios físicos ao ar livre, sendo portanto, uma rotina ideal para garantir a saúde física e mental.

Exercitar-se em contato com a natureza, entretanto, não é o suficiente quando surge algum tipo de transtorno mental. Por esse motivo, a secretária da Semusa, Eliani Pasini, informou que um das propostas da campanha é incentivar quem precisa de tratamento a procurar as unidades de saúde.

“Nosso objetivo é sensibilizar a população para valorizar a vida, principalmente os jovens”, frisou ela.

JUVENTUDE

O alerta diante da juventude é motivado pelo número de casos de suicídio entre adolescentes. Desde o surgimento das redes sociais, algumas correntes que circulam no mundo digital influenciam jovens a atentar contra a própria vida.

De acordo com o Centro de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (Cetic), um em cada dez adolescentes brasileiros de 11 a 17 anos acessa conteúdo na internet sobre formas de se ferir, e um em cada vinte, de suicidar.

Em Porto Velho, uma das causas que vem afetando a saúde mental de crianças são as famílias disfuncionais, que é o caso de pais separados que mantém um segundo relacionamento, conforme o psiquiatra Robson, do Centro de Atenção Psicossocial Infantil – CAPSi e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia ( Cremero).

O CAPs Infantil tem atendido pacientes de Porto Velho e de outros municípios como Humaitá no Amazonas, além do interior de Rondônia, numa média de 50 novos casos por dia.

Com a campanha Setembro Amarelo, os CAPs vão intensificar a programação voltada ao atendimento à comunidade, segundo a coordenadora de Saúde Mental da Semusa, Dionéia Martins.

“O foco é prevenção e promoção à saúde mental e a valorização da vida”, enfatiza ela.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

A Prefeitura de Porto Velho dá início, nesta sexta-feira (21), à programação do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, no Parque da Cidade. A prime

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

O Mercado Cultural de Porto Velho se transformou, na noite desta quinta-feira (20), em um grande palco de celebração, reflexão e resistência. O espaço

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira

A Praça Aluízio Ferreira continua sendo ponto de encontro das famílias. Na noite de ontem (19), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de De

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)