Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Seas organiza o Programa de Aquisição de Alimentos em Jaru


  
A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) realizou na manhã da última sexta-feira (05), na sede da Regional de Jaru, uma reunião com os representantes dos órgãos responsáveis pela administração do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município de Jaru. O PAA é fruto de um convênio firmado entre o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Governo do Estado de Rondônia, por meio da Seas, o município de Jaru, por meio das secretarias do Trabalho e Ação Social (Semtas) e de Agricultura e Meio Ambiente (Semama) e a Emater, executora do programa.

O objetivo do encontro foi reordenar o programa para definir quais as funções de cada entidade envolvida. O evento contou com a presença do coordenador Regional da Seas, Gutemberg Germano, da gerente da Seas - Regional Jaru, Lucimar Vasconcelos, coordenadora do PAA em Jaru, Sirlene Ferreira Brito Félix, extensionista social da Emater, da assessora especial do Governo, Carmem Gon e do secretário-adjunto da Semtas, Luiz Mourão, além dos demais funcionários da Seas de Jaru.

O PAA tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e a diversificação e comercialização dos produtos agrícolas e atender as necessidades sociais do município e as pessoas que estão em situação de insegurança alimentar e vem beneficiando centenas de famílias de baixa renda jaruenses.

Em Jaru o PAA distribui por semana cerca de 2.200 quilos de alimentos, como: abóbora, banana, mandioca, milho, quiabo, limão, caxi, além de ovos de galinha e outros e vem atendendo a 11 entidades: Associação dos Visitantes Voluntários (AVV), Associação Evangélica Beneficente Daniel Berg, Associação das Lavadeiras e Empregadas Domésticas, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Instituto de Apoio à Mulher Rural (Iamur), Associação de Assistência e Recuperação das Vítimas do Álcool e das Drogas e às creches municipais Elza Fabris, Pequeno Príncipe, Professora Zenir de Carvalho e Tânia Barreto e à escola Tito Lourenço de Lima.

Porém, ficou decidido que haverá a inclusão de novas entidades, uma vez que, devido ao início do período eleitoral, a Justiça determinou que o prazo de encerramento das atividades do programa seja antecipado, passando de junho para abril, o que dobrará a quantidade de produtos adquiridos. Uma reunião também será realizada nos próximos dias onde serão selecionadas as entidades que tenham o perfil que atenda as exigências do PAA, podendo haver a substituição de algumas entidades, que poderão ser incluídas em outros programas.

A coordenadora do PAA disse que além da satisfação das entidades que estão sendo beneficiadas, os produtores estão felizes com o programa e já vêm buscando melhorar a sua produção e até investindo em agroindústrias.

Fone: Decom-Jaru/Flávio Afonso

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam