Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Seas organiza o Programa de Aquisição de Alimentos em Jaru


  
A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) realizou na manhã da última sexta-feira (05), na sede da Regional de Jaru, uma reunião com os representantes dos órgãos responsáveis pela administração do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município de Jaru. O PAA é fruto de um convênio firmado entre o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Governo do Estado de Rondônia, por meio da Seas, o município de Jaru, por meio das secretarias do Trabalho e Ação Social (Semtas) e de Agricultura e Meio Ambiente (Semama) e a Emater, executora do programa.

O objetivo do encontro foi reordenar o programa para definir quais as funções de cada entidade envolvida. O evento contou com a presença do coordenador Regional da Seas, Gutemberg Germano, da gerente da Seas - Regional Jaru, Lucimar Vasconcelos, coordenadora do PAA em Jaru, Sirlene Ferreira Brito Félix, extensionista social da Emater, da assessora especial do Governo, Carmem Gon e do secretário-adjunto da Semtas, Luiz Mourão, além dos demais funcionários da Seas de Jaru.

O PAA tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e a diversificação e comercialização dos produtos agrícolas e atender as necessidades sociais do município e as pessoas que estão em situação de insegurança alimentar e vem beneficiando centenas de famílias de baixa renda jaruenses.

Em Jaru o PAA distribui por semana cerca de 2.200 quilos de alimentos, como: abóbora, banana, mandioca, milho, quiabo, limão, caxi, além de ovos de galinha e outros e vem atendendo a 11 entidades: Associação dos Visitantes Voluntários (AVV), Associação Evangélica Beneficente Daniel Berg, Associação das Lavadeiras e Empregadas Domésticas, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Instituto de Apoio à Mulher Rural (Iamur), Associação de Assistência e Recuperação das Vítimas do Álcool e das Drogas e às creches municipais Elza Fabris, Pequeno Príncipe, Professora Zenir de Carvalho e Tânia Barreto e à escola Tito Lourenço de Lima.

Porém, ficou decidido que haverá a inclusão de novas entidades, uma vez que, devido ao início do período eleitoral, a Justiça determinou que o prazo de encerramento das atividades do programa seja antecipado, passando de junho para abril, o que dobrará a quantidade de produtos adquiridos. Uma reunião também será realizada nos próximos dias onde serão selecionadas as entidades que tenham o perfil que atenda as exigências do PAA, podendo haver a substituição de algumas entidades, que poderão ser incluídas em outros programas.

A coordenadora do PAA disse que além da satisfação das entidades que estão sendo beneficiadas, os produtores estão felizes com o programa e já vêm buscando melhorar a sua produção e até investindo em agroindústrias.

Fone: Decom-Jaru/Flávio Afonso

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)