Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Seas organiza o Programa de Aquisição de Alimentos em Jaru


  
A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) realizou na manhã da última sexta-feira (05), na sede da Regional de Jaru, uma reunião com os representantes dos órgãos responsáveis pela administração do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município de Jaru. O PAA é fruto de um convênio firmado entre o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Governo do Estado de Rondônia, por meio da Seas, o município de Jaru, por meio das secretarias do Trabalho e Ação Social (Semtas) e de Agricultura e Meio Ambiente (Semama) e a Emater, executora do programa.

O objetivo do encontro foi reordenar o programa para definir quais as funções de cada entidade envolvida. O evento contou com a presença do coordenador Regional da Seas, Gutemberg Germano, da gerente da Seas - Regional Jaru, Lucimar Vasconcelos, coordenadora do PAA em Jaru, Sirlene Ferreira Brito Félix, extensionista social da Emater, da assessora especial do Governo, Carmem Gon e do secretário-adjunto da Semtas, Luiz Mourão, além dos demais funcionários da Seas de Jaru.

O PAA tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e a diversificação e comercialização dos produtos agrícolas e atender as necessidades sociais do município e as pessoas que estão em situação de insegurança alimentar e vem beneficiando centenas de famílias de baixa renda jaruenses.

Em Jaru o PAA distribui por semana cerca de 2.200 quilos de alimentos, como: abóbora, banana, mandioca, milho, quiabo, limão, caxi, além de ovos de galinha e outros e vem atendendo a 11 entidades: Associação dos Visitantes Voluntários (AVV), Associação Evangélica Beneficente Daniel Berg, Associação das Lavadeiras e Empregadas Domésticas, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Instituto de Apoio à Mulher Rural (Iamur), Associação de Assistência e Recuperação das Vítimas do Álcool e das Drogas e às creches municipais Elza Fabris, Pequeno Príncipe, Professora Zenir de Carvalho e Tânia Barreto e à escola Tito Lourenço de Lima.

Porém, ficou decidido que haverá a inclusão de novas entidades, uma vez que, devido ao início do período eleitoral, a Justiça determinou que o prazo de encerramento das atividades do programa seja antecipado, passando de junho para abril, o que dobrará a quantidade de produtos adquiridos. Uma reunião também será realizada nos próximos dias onde serão selecionadas as entidades que tenham o perfil que atenda as exigências do PAA, podendo haver a substituição de algumas entidades, que poderão ser incluídas em outros programas.

A coordenadora do PAA disse que além da satisfação das entidades que estão sendo beneficiadas, os produtores estão felizes com o programa e já vêm buscando melhorar a sua produção e até investindo em agroindústrias.

Fone: Decom-Jaru/Flávio Afonso

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)