Porto Velho (RO) domingo, 22 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

SÃO SEBASTIÃO DO BECO: A FESTA DA FÉ


           SÃO SEBASTIÃO DO BECO: A FESTA DA FÉ - Gente de Opinião Encerrou nesta última segunda-feira, 20 de janeiro, a festa religiosa que aconteceu em homenagem a São Sebastião, na cidade de Guajará-Mirim. A grande Festa da Fé, que mobiliza os moradores do Beco do Macedo e toda comunidade do bairro São José da Pérola do Mamoré, é precedida por oito dias de muita ladainha e uma procissão, que sai em cortejo no dia 19 de janeiro pelas ruas do bairro, véspera de encerramento do evento religioso, um acontecimento regado por muita chicha e bolinhos preparados à moda mato-grossense.

            No dia 20 foi servido farto almoço para todos os presentes. E é neste momento que o sagrado e o profano tornam-se um só corpo. Logo após o almoço, troa por todo salão de baile, os sons melódicos do irresistível rasqueado, um estilo de música e de dança regional do centro-oeste brasileiro, mais precisamente da região metropolitana de Cuiabá, embalando e enroscando, sensualmente, corpos de homens e mulheres, fies devotos de São Sebastião.

            Há duas décadas que Francisco Mercado Quintão tem motivos suficientes para celebrar o dia 20 de janeiro, dedicado ao popular Santo da Igreja Católica. As obrigações e devoções ao Santo protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra, tiveram início quando Francisco Quintão, católico praticante, foi acometido por uma enfermidade muito grave, um tumor que se instalou em sua omoplata, doença que passou a consumir muito rapidamente sua saúde.SÃO SEBASTIÃO DO BECO: A FESTA DA FÉ - Gente de Opinião

            Depois de recorrer a vários profissionais da saúde, sem encontrar solução para seu problema, uma tia do enfermo, Clecy Mercado Freitas, devota de São Sebastião e católica de elevada fé, ao entrar no aposento de Quintão para visitá-lo, e se deparando com o seu definhado estado físico, recorreu então ao Santo, rogando-lhe um médico para operar seu sobrinho, já muito debilitado. Em se alcançando a graça desejada, como forma de agradecimento, durante três anos Clecy e Quintão realizariam litanias no dia 20 de janeiro, data dedicada a São Sebastião.

            As preces de Clecy Mercado Freias foram atendidas. O médico Humberto Ferrel realizou com sucesso a cirurgia de Francisco Mercado Quintão que, duas décadas depois, continua cumprindo com sua promessa.

A popular Festa de São Sebastião do Beco do Macedo, realizada pela família Quintão, em Guajará-Mirim, vai muito além da promissão feita por Francisco Mercado Quintão, quando este jazia em leito. A Festa de São Sebastião do Beco do Macedo é mais uma manifestação de pura e elevada crença cristã do religioso povo da Pérola do Mamoré.

Mais Sobre Municípios

Carreata da campanha “Faça Bonito” mobiliza sociedade para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Carreata da campanha “Faça Bonito” mobiliza sociedade para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - Semdes, realizou nesta quarta-feira, 18, uma carreata alusiv

Ordem de serviço garante mais de R$ 17 milhões para obras no bairro Igarapé em Porto Velho

Ordem de serviço garante mais de R$ 17 milhões para obras no bairro Igarapé em Porto Velho

A ordem de serviço para início das obras de infraestrutura no bairro Igarapé, zona Leste de Porto Velho, foi assinada na noite da última segunda-feira