Sábado, 29 de setembro de 2007 - 13h35
Quatorze prefeitos e representantes da Região do Vale do Jamari reuniram-se nesta quinta-feira (27) no Centro de Referência, em Ariquemes, para discutir a implantação do Consórcio Público de Saneamento, previsto na Lei Federal 11.107/05. A iniciativa da formação desse consórcio partiu da Prefeitura de Ariquemes.
O Consórcio Público de Saneamento já existe em boa parte do País. Ariquemes é o primeiro município da Região Norte a introduzir em sua administração um projeto como esse, de relevância para o desenvolvimento de toda a região que congrega 14 municípios.
Para apresentar a novidade aos prefeitos, da chamada grande região de Ariquemes, estiveram presentes ao evento o coordenador do Programa de Cooperação Técnica da Funasa Fundação Nacional de Saúde Pedro Villar e o engenheiro da Coordenação Regional da Fundação, Petrônio Soares.
Para Pedro Villar Ariquemes está na frente das demais cidades do Norte, não é de graça. Aqui existe uma liderança política, Confúcio Moura. Ele conhece o potencial de toda a região. O Consórcio não vai favorecer apenas o município sede, mas, todos os quatorze envolvidos, explicou Villar.
O Consórcio consiste em capacitar quadro técnico, definir tarifas, colaborar no apoio de serviço jurídico, elaboração de projetos para os municípios, compartilhar os equipamentos adquiridos entre as cidades participantes, além de auxiliar no controle da qualidade da água, esgoto, drenagem e cuidados com o lixo.
Segundo coordenador do Programa, as vantagens do Consórcio são inúmeras, sendo que a principal é de conseguir maior investimento na área de saneamento. Ao invés de pedir recurso federal para beneficiar 80 mil habitantes, a região, liderada pelo Confúcio irá pedir por 300 mil pessoas. O que faz a diferença na hora de liberar esta verba, principalmente, quando se tem uma visão macro das coisas, como é o caso do Governo Federal em relação aos diversos municípios do Brasil, completou.
Fonte: Ascom
Prefeitura de Porto Velho volta a fechar Parque da Cidade para evitar aglomerações
Em decorrência do período de calamidade pública e o aumento de mortes causadas pela Covid-19, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Dese
IPTU E TRSD - Prefeitura de Porto Velho informa que serviços podem ser feitos de forma virtual
Atenta a elevação no número de infectados pela Covid 19, a Prefeitura de Porto Velho por intermédio da Secretaria Municipal de Fazenda, informa aos co
Prefeito Hildon Chaves restabelece desconto de 20% sobre IPTU e TRSD
Considerando o momento econômico que estamos passando em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secret
Prefeito Hildon Chaves empossa secretariado para novo mandato
Na manhã desta quarta-feira (6), o prefeito Hildon Chaves e seu vice, Maurício Carvalho deram posse ao secretariado para o exercício do novo mandato 2