Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

SANEAMENTO: Ariquemes lidera Consórcio


Quatorze prefeitos e representantes da Região do Vale do Jamari reuniram-se nesta quinta-feira (27) no Centro de Referência, em Ariquemes, para discutir  a implantação do Consórcio Público de Saneamento, previsto na Lei Federal 11.107/05.  A iniciativa da formação desse consórcio partiu da Prefeitura de Ariquemes. 

O Consórcio Público de Saneamento já existe em boa parte do País. Ariquemes é o primeiro município da Região Norte a introduzir em sua administração um projeto como esse, de  relevância para o desenvolvimento de toda a  região que congrega 14 municípios. 

Para apresentar a novidade aos prefeitos, da chamada grande região de Ariquemes, estiveram presentes ao evento o coordenador do Programa de Cooperação Técnica da Funasa – Fundação Nacional de Saúde – Pedro Villar e o engenheiro da Coordenação Regional da Fundação, Petrônio Soares.

Para Pedro Villar “ Ariquemes está na frente das demais cidades do Norte, não é de graça. Aqui existe uma liderança política, Confúcio Moura. Ele conhece o potencial de toda a região. O Consórcio não vai favorecer apenas o município sede, mas,  todos os quatorze envolvidos”, explicou Villar.

O Consórcio consiste em capacitar quadro técnico, definir tarifas, colaborar no apoio de serviço jurídico, elaboração de projetos para os municípios, compartilhar os equipamentos adquiridos entre as cidades  participantes, além de auxiliar no controle da qualidade da água, esgoto, drenagem e cuidados com o lixo.

Segundo coordenador do Programa, as vantagens do Consórcio são inúmeras, sendo que a principal é de conseguir maior investimento na área de saneamento. “Ao invés de pedir recurso federal para beneficiar 80 mil habitantes, a região, liderada pelo Confúcio irá pedir por 300 mil pessoas. O que faz a diferença na hora de liberar esta verba, principalmente, quando se tem uma visão macro das coisas, como é o caso do Governo Federal em relação aos diversos municípios do Brasil”, completou.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Em um ambiente historicamente marcado pela presença masculina, Euzenir Gomes construiu sua trajetória profissional na ferrovia, tornando-se exemplo de

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho realiza neste domingo (08), a partir das 16h, no Espaço Alternativo, uma ação

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio

Idealizada após mais um rompimento da pista durante um período de fortes chuvas, a ponte que está sendo construída sobre o igarapé Bate-Estaca contará

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho

Aos 68 anos, a artesã Tetê Frazão carrega nas mãos a delicadeza das miçangas e, na trajetória, a força de quem construiu a própria independência com m

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)