Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

SANEAMENTO: Ariquemes lidera Consórcio


Quatorze prefeitos e representantes da Região do Vale do Jamari reuniram-se nesta quinta-feira (27) no Centro de Referência, em Ariquemes, para discutir  a implantação do Consórcio Público de Saneamento, previsto na Lei Federal 11.107/05.  A iniciativa da formação desse consórcio partiu da Prefeitura de Ariquemes. 

O Consórcio Público de Saneamento já existe em boa parte do País. Ariquemes é o primeiro município da Região Norte a introduzir em sua administração um projeto como esse, de  relevância para o desenvolvimento de toda a  região que congrega 14 municípios. 

Para apresentar a novidade aos prefeitos, da chamada grande região de Ariquemes, estiveram presentes ao evento o coordenador do Programa de Cooperação Técnica da Funasa – Fundação Nacional de Saúde – Pedro Villar e o engenheiro da Coordenação Regional da Fundação, Petrônio Soares.

Para Pedro Villar “ Ariquemes está na frente das demais cidades do Norte, não é de graça. Aqui existe uma liderança política, Confúcio Moura. Ele conhece o potencial de toda a região. O Consórcio não vai favorecer apenas o município sede, mas,  todos os quatorze envolvidos”, explicou Villar.

O Consórcio consiste em capacitar quadro técnico, definir tarifas, colaborar no apoio de serviço jurídico, elaboração de projetos para os municípios, compartilhar os equipamentos adquiridos entre as cidades  participantes, além de auxiliar no controle da qualidade da água, esgoto, drenagem e cuidados com o lixo.

Segundo coordenador do Programa, as vantagens do Consórcio são inúmeras, sendo que a principal é de conseguir maior investimento na área de saneamento. “Ao invés de pedir recurso federal para beneficiar 80 mil habitantes, a região, liderada pelo Confúcio irá pedir por 300 mil pessoas. O que faz a diferença na hora de liberar esta verba, principalmente, quando se tem uma visão macro das coisas, como é o caso do Governo Federal em relação aos diversos municípios do Brasil”, completou.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)