Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

SANEAMENTO AMBIENTAL: Articulação de Confúcio contempla 18 municípios



Só na Grande Ariquemes, 14 municípios integram consórcio de saneamento e outros já recebem recursos para o Plano Municipal de Saneamento

Até o fim deste ano todos os municípios brasileiros deverão concluir seus Planos Municipais de Saneamento Ambiental, que inclui o abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais urbanas. Embora essa seja uma determinação imposta por lei federal (11.445/07), a imensa maioria dos municípios brasileiros só agora começa a se movimentar. Milhares sequer deram o primeiro passo. 

Não é o caso, porém, do município de Ariquemes, onde o prefeito Confúcio Moura, sintonizado com a modernidade administrativa, ainda em 2007 aproveitou a edição da lei 6.017 e deu início a um ousado projeto que envolveu 14 municípios da região do Vale do Jamari, na formação de um consórcio para a gestão associada de serviços de saneamento básico. 

Ariquemes foi o terceiro município do país a implementar seu Plano Municipal de Saneamento. Quando da implantação do projeto, Confúcio solicitou ao governo federal que apoiasse a elaboração do plano nos 14 municípios da grande região de Ariquemes, formando o Consórcio Intermunicipal de Saneamento - CISAN. 

Ainda em 2007 saíram os primeiros recursos, contemplando Buritis e Machadinho. No final de 2009, saiu os recursos para Itapuã do Oeste e Alto Paraíso, que integram o Consórcio e para outros quatro municípios que, embora estejam fora da área de influência de Ariquemes, também contaram com o apoio do prefeito Confúcio Moura, que incluiu na lista inicial apresentada ao governo federal as cidades de Cerejeiras, Costa Marques, Pimenteiras e Mirante da Serra. 

No mês passado, o presidente da Funasa, Danilo Forte, durante audiência com o prefeito Confúcio Moura, prometeu para este ano a liberação de novos recursos para contemplar os demais municípios e para a segunda etapa do aterro ambiental de Ariquemes.

PAC II

Trabalhando em várias frentes simultâneas, Confúcio esteve também com o secretário-executivo da Casa Civil, Giles Azevedo, a quem entregou o projeto da segunda fase de construção do aterro sanitário do município. Único do gênero em Rondônia, este projeto deverá ter os recursos necessários, algo em torno de R$ 75 milhões, assegurados na segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC II. 

No Ministério do Meio Ambiente, o prefeito Confúcio Moura assinou um convênio no valor de R$ 432 mil, para o fortalecimento do consórcio Intermunicipal. Em entrevista, o ministro Carlos Minc parabenizou o município de Ariquemes “pelas ações inovadoras na área de saneamento”.

Fonte: Daniele Basso e Valbran Júnior

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)