Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

ROLIM DE MOURA: Mutirão combate caramujo africano



Programa municipal reuniu centenas de voluntários para a catação do molusco que se tornou praga no município


Na semana passada Rolim de Moura viveu seu dia “D” no combate ao caramujo africano. A superpopulação do molusco obrigou as autoridades em saúde do município a organizar um intenso programa de combate ao animal que se tornou praga em boa parte da cidade. Para evitar a transmissão de doenças, a proposta foi reunir voluntários e catar manualmente os animais, para incineração. A meta não é só diminui-los em número, mas conscientizar a comunidade.

O trabalho começou às 06h do último sábado, 18, com concentração na frente do ginásio de esporte do bairro Olímpico. A região foi escolhida para a primeira etapa da ação, por ser a mais atingida pelo achatina fulica, nome ciêntífico dessa espécie de caramujo. Ao menos 200 pessoas, entre agentes comunitários, universitários e lideres de entidades vestiram luvas e pegaram sacos plásticos para a coleta. Foram mais de três horas de trabalho intenso casa à casa.

“É uma experiência, um teste que estamos fazendo. Acredito que não vamos conseguir acabar completamente com eles, mas pelo menos vamos diminuir bem a incidência. O melhor é a conscientização. Foi muito bom ver os próprios moradores pedindo as luvas para ajudar na catação”, lembrou Abílio Ikesire, coordenador do programa municipal de combate ao caramujo.

A estimativa das secretarias de saúde e agricultura do município é que esse primeiro arrastão do caramujo tenha coletado mais de duas toneladas do molusco. O volume teve que ser transportado até o aterro sanitário da cidade em um caminhão basculante. Lá, os animais que já estavam acondicionados em cal virgem, foram incinerados. A proposta, segundo o próprio prefeito do município, é agir enquanto é tempo e evitar que a praga se alastre.

“Existem cidades por aí que já não conseguem mais fazer um trabalho como esse. Vamos fazer novos arrastões, mas o principal, o trabalho diário terá que ser feito pelos moradores. Vamos organizar coletas semanais desse caramujo, mas isso tem que vir com a limpeza dos terrenos baldios, dos quintais, porque nós só vamos acabar com essa infestação se trabalharmos juntos”, explicou Tião Serraia, em seu discurso ao final das atividades.

O caramujo africano gigante foi trazido ao Brasil ilegalmente na década de 1980, por pesquisadores do Paraná. O objetivo era torna-lo comestível, como uma espécie de esgargot brasileiro. As primeiras experiências não deram certo, por causa das doenças provocadas pela mucosa do molusco. O experimento foi abandonado e os indivíduos que estavam na fazenda experimental se proliferaram, invadindo e migrando para praticamente todo o território nacional.

Fonte: Gregório Max

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Prefeitura de Porto Velho divulga edital para contratação de novos profissionais para área da saúde

Prefeitura de Porto Velho divulga edital para contratação de novos profissionais para área da saúde

A Prefeitura de Porto Velho convoca os profissionais da saúde aprovados em processo seletivo (regime celetista) nos termos do Edital nº 40/GAB/SEMAD/2

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)