Quinta-feira, 20 de março de 2014 - 21h02
A elevação, sem precedentes, dos níveis dos Rios Mamoré e do Beni (Bolívia), nos últimos dias, já desalojou inúmeras famílias de suas residências, particularmente os moradores dos bairros do Triângulo e Cristo Rei. Agora também ameaça, perigosamente, o patrimônio cultural de Guajará-Mirim.
As águas do Rio Mamoré já margeiam a confluência das avenidas Mendonça Lima e Constituição, centro comercial da Pérola do Mamoré, desalojando também alguns comerciantes e deixando outros apavorados.
O centro histórico de Guajará-Mirim, o segundo município mais antigo do Estado de Rondônia, que contem inúmeros exemplares de arquiteturas do início da colonização da região, está sob ameaça. A centenária e histórica Estação da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré já foi invadida pelas águas, ameaçando o acervo do Museu Histórico Municipal, instalado na velha estação, além da própria edificação.
Para piorar a situação, o Vereador Irmão Denis (PTB), em breve pretende apresentar à Câmara de Vereadores da cidade, Requerimento solicitando ao chefe do Executivo Municipal, a extinção da Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo de Guajará-Mirim, justificando seu projeto com a tese de que a cidade precisa muito mais de estradas e uma secretaria de obras mais atuante, e que não necessitamos de uma pasta cultural.
O obtuso parlamentar, analfabeto estético, certamente não consegue enxergar a importância de uma secretaria municipal responsável pela condução das questões culturais, sobretudo, em uma cidade quase centenária, voltada ao turismo, repleta de exemplares do patrimônios históricos do campo material e imaterial.
A depender de alguns parlamentares da Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim, em especial do equivocado Irmão Denis (PTB), a cultura de Guajará “vai mesmo é pro brejo”, de uma vez por todos. Adeus patrimônio histórico da Pérola do Mamoré!
Fonte: Ariel Argobe
Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos
Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n
Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho
Após quase 15 anos, o morador do Loteamento Jardim Miraflores, localizado no bairro Três Marias, zona Leste da capital, Durval Mendonça, deu o primeir
Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos
A Prefeitura de Porto Velho acaba de lançar o site oficial do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, que será realizado no próximo dia 11 de agosto,
Nota de Esclarecimento – Familiares do bombeiro civil Remi Brito
A família do Bombeiro Civil Remi Francisco de Oliveira de Brito, em especial sua esposa e irmãos, por meio de seus advogados abaixo assinado, vem, e