Quinta-feira, 20 de março de 2014 - 21h02

A elevação, sem precedentes, dos níveis dos Rios Mamoré e do Beni (Bolívia), nos últimos dias, já desalojou inúmeras famílias de suas residências, particularmente os moradores dos bairros do Triângulo e Cristo Rei. Agora também ameaça, perigosamente, o patrimônio cultural de Guajará-Mirim.
As águas do Rio Mamoré já margeiam a confluência das avenidas Mendonça Lima e Constituição, centro comercial da Pérola do Mamoré, desalojando também alguns comerciantes e deixando outros apavorados.

O centro histórico de Guajará-Mirim, o segundo município mais antigo do Estado de Rondônia, que contem inúmeros exemplares de arquiteturas do início da colonização da região, está sob ameaça. A centenária e histórica Estação da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré já foi invadida pelas águas, ameaçando o acervo do Museu Histórico Municipal, instalado na velha estação, além da própria edificação.
Para piorar a situação, o Vereador Irmão Denis (PTB), e
m breve pretende apresentar à Câmara de Vereadores da cidade, Requerimento solicitando ao chefe do Executivo Municipal, a extinção da Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo de Guajará-Mirim, justificando seu projeto com a tese de que a cidade precisa muito mais de estradas e uma secretaria de obras mais atuante, e que não necessitamos de uma pasta cultural.
O obtuso parlamentar, analfabeto estético, certamente não consegue enxergar a importância de uma secretaria municipal responsável pela condução das questões culturais, sobretudo, em uma cidade quase centenária, voltada ao turismo, repleta de exemplares do patrimônios históricos do campo material e imaterial.
A depender de alguns parlamentares da Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim, em especial do equivocado Irmão Denis (PTB), a cultura de Guajará “vai mesmo é pro brejo”, de uma vez por todos. Adeus patrimônio histórico da Pérola do Mamoré!
Fonte: Ariel Argobe
Domingo, 8 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM
Em um ambiente historicamente marcado pela presença masculina, Euzenir Gomes construiu sua trajetória profissional na ferrovia, tornando-se exemplo de

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho realiza neste domingo (08), a partir das 16h, no Espaço Alternativo, uma ação

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio
Idealizada após mais um rompimento da pista durante um período de fortes chuvas, a ponte que está sendo construída sobre o igarapé Bate-Estaca contará

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho
Aos 68 anos, a artesã Tetê Frazão carrega nas mãos a delicadeza das miçangas e, na trajetória, a força de quem construiu a própria independência com m
Domingo, 8 de março de 2026 | Porto Velho (RO)