Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Rio Machado transborda em Ji-Paraná (RO)



Com reflexos da cheia em Pimenta Bueno, agora Ji-Paraná sente os efeitos da subida no nível do rio Machado que já alaga alguns bairros da cidade pela segunda vez no ano.

Daniel Panobianco - Em menos de 24 horas, uma subida de mais de um metro; Esta é a situação do nível do rio Machado, em Ji-Paraná, na região central de Rondônia. Às 10 horas, a régua da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas) aferiu para nível de 10,60 metros, o segundo maior nível de 2010. Em janeiro, mais precisamente no dia 22, o nível chegou aos 10,65 metros alagando pelo menos seis bairros da cidade.

Moradores ribeirinhos acordaram neste sábado (13) assustados com a rápida subida do nível do rio. Somente da meia-noite às 10 horas, o volume de águas subiu de 10,23 metros para 10,60 metros.

Pela madrugada, a mesma estação registrou 81 milímetros de chuva, o que responde agora em uma subida vertinosa. Pelo menos três bairros, Urupá, Duque de Caxias Casa Preta já sentem o reflexo da enchente, onde as áreas ribeirinhas já foram tomadas pelas águas. Algumas famílias já saíram de casa, mas outras tantas insistem em ficar achando que o nível do rio irá baixar logo, o que não é verdade nesse momento.

Voltou a chover na região de Vilhena e o rio Urupá também está com seu nível acima da cota de alerta. Há mais previsão de chuva, ainda hoje para o centro-sul de Rondônia, o que pode acarretar em um nível superior ao registrado em 22 de fevereiro, tornando a cheia em Ji-Paraná de maiores proporções.

Fonte: Daniel Panobianco

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç