Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Rio Machado atinge cota máxima de cheia e alaga várias casas em Pimenta Bueno



Rios Barão e Melgaço e Pimenta Bueno causam aumento considerável no nível o rio Machado. Estado máximo de alerta até Ji-Paraná.

Daniel Panobianco – A região de Pimenta Bueno, distante cerca de 517 km de Porto Velho, sofre com a enchente do rio Machado, em virtude da cheia dos rios Barão de Melgaço e Pimenta Bueno. Devido às chuvas registradas no sábado, o nível subiu assustadoramente inundando boa parte da região ribeirinha. Até o inicio da madrugada deste domingo, as informações do Corpo de Bombeiros de Pimenta Bueno eram de que 6 famílias haviam sido retiradas de áreas já inundadas. Outras tantas já estavam convivendo com a enchente, porém se recusaram em sair de casa temendo furtos.

No interior do município, segundo a mesma fonte, várias propriedades rurais já estavam totalmente alagadas até o inicio da noite e ainda assim, o nível dos rios Pimenta Bueno e Barão de Melgaço continuavam subindo, atingindo 9,20 metros e 7,02 metros, respectivamente. Em outro ponto de coleta de dados, já no rio Machado, na localidade do sitio Bela Vista, a estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas) apurou para 6,89 metros, sendo que o normal é de 4,52 metros, ou seja, um aumento de 2,37 metros em menos de 24 horas. Antes da chuva, o nível do rio estava em 4,96 metros.

A enchente que atinge Pimenta Bueno já começa a refletir no nível do rio Machado em Cacoal. A régua utilizada pelo Corpo de Bombeiros subiu em duas horas, quase 20 cm. Diante de tamanha severidade no aumento do nível do rio Machado, a situação é de alerta máximo, até Ji-Paraná, que já vem convivendo com a enchente há uma semana. A previsão é de que o nível do rio volte a subir a partir da tarde deste domingo atingindo o pico máximo – próximo a 12 metros – na segunda-feira.

O limite máximo do rio Machado em Ji-Paraná, na atual enchente, foi de 11,45 metros registrados na noite da última quarta-feira (26). Com 11,45 metros, 1500 casas foram inundadas, 80 pessoas ficaram desabrigadas e 350 desalojadas.

Dados: Corpo de Bombeiros – ANA
Fonte: De olho no tempo

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam