Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Rio Machado atinge cota máxima de cheia e alaga várias casas em Pimenta Bueno



Rios Barão e Melgaço e Pimenta Bueno causam aumento considerável no nível o rio Machado. Estado máximo de alerta até Ji-Paraná.

Daniel Panobianco – A região de Pimenta Bueno, distante cerca de 517 km de Porto Velho, sofre com a enchente do rio Machado, em virtude da cheia dos rios Barão de Melgaço e Pimenta Bueno. Devido às chuvas registradas no sábado, o nível subiu assustadoramente inundando boa parte da região ribeirinha. Até o inicio da madrugada deste domingo, as informações do Corpo de Bombeiros de Pimenta Bueno eram de que 6 famílias haviam sido retiradas de áreas já inundadas. Outras tantas já estavam convivendo com a enchente, porém se recusaram em sair de casa temendo furtos.

No interior do município, segundo a mesma fonte, várias propriedades rurais já estavam totalmente alagadas até o inicio da noite e ainda assim, o nível dos rios Pimenta Bueno e Barão de Melgaço continuavam subindo, atingindo 9,20 metros e 7,02 metros, respectivamente. Em outro ponto de coleta de dados, já no rio Machado, na localidade do sitio Bela Vista, a estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas) apurou para 6,89 metros, sendo que o normal é de 4,52 metros, ou seja, um aumento de 2,37 metros em menos de 24 horas. Antes da chuva, o nível do rio estava em 4,96 metros.

A enchente que atinge Pimenta Bueno já começa a refletir no nível do rio Machado em Cacoal. A régua utilizada pelo Corpo de Bombeiros subiu em duas horas, quase 20 cm. Diante de tamanha severidade no aumento do nível do rio Machado, a situação é de alerta máximo, até Ji-Paraná, que já vem convivendo com a enchente há uma semana. A previsão é de que o nível do rio volte a subir a partir da tarde deste domingo atingindo o pico máximo – próximo a 12 metros – na segunda-feira.

O limite máximo do rio Machado em Ji-Paraná, na atual enchente, foi de 11,45 metros registrados na noite da última quarta-feira (26). Com 11,45 metros, 1500 casas foram inundadas, 80 pessoas ficaram desabrigadas e 350 desalojadas.

Dados: Corpo de Bombeiros – ANA
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)