Terça-feira, 31 de agosto de 2010 - 13h27
“O crescimento das cidades médias, aquelas com mais de 100 mil e menos de 500 mil habitantes, é o grande fenômeno nacional”, esta informação é parte relevante da reportagem publicada na renomada revista Veja, edição nº 2180 de 1º de setembro de 2010. Sendo que, o mais importante deste fato é que Ji-Paraná está em destaque como uma das 20 futuras metrópoles brasileiras.
Baseada em um estudo da socióloga Diana Motta e do economista Daniel da Mata, ambos do renomado e incontestável Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a revista Veja retrata Ji-Paraná como “Para lá de saudável...Limpa, pavimentada e iluminada...”, além de comentar sobre o grande crescimento do setor da saúde e empresarial nos últimos anos.
“Somos privilegiados em relação a nossa posição geográfica, sendo pólo da região central do Estado, atendendo os municípios da BR-429, além da grande Ouro Preto. Também possuímos um centro médico avançado, com modernas instalações, equipamentos de última geração e médicos especializados. Não poderíamos deixar de comentar sobre outro grande alicerce do desenvolvimento do nosso município, a educação. Somos hoje um centro universitário que atende dezenas de municípios. Também contamos com uma completa rede bancária, duas agências do Banco do Brasil, duas da Caixa Econômica, sendo uma em construção; Banco Basa e diversas outras instituições privadas, além das cooperativas de crédito. Tudo isso é fator essencial para o desenvolvimento da economia de um município”, disse José de Abreu Bianco (DEM), prefeito de Ji-Paraná.
Muito feliz com a reportagem da Veja, Bianco comenta ainda que Ji-Paraná é sede de eventos que reúnem profissionais das mais diversas áreas de atuação de todo o Estado e até do Brasil, como é o caso da Exposição Agropecuária Comercial e Industrial (Expojipa), a maior da Região Norte do país, e a Feira do Comércio e Indústria (Fecomind), promovida pela Associação Comercial e Industrial, por onde passam mais de 30 mil pessoas durante os seus quatro dias de duração.
Ji-Paraná atualmente conta também uma excelente rede hoteleira, três frigoríficos, laticínios, duas indústrias leite em pó, além de diversos atacadistas, modernos supermercados, e um comércio bastante variado e competitivo. Na área do ensino superior contamos com o Centro Universitário Luterano (Ceulji/Ulbra), Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa), Universidade do Norte do Paraná (Unopar), Universidade Aberta do Brasil (UAB), Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (Ifro).
Ainda de acordo com a revista Veja, o Produto Interno Bruto de Ji-Paraná é de R$ 1,12 bilhão, R$ 10.400,00 de renda per capita anual e 4% de crescimento econômico anual. Nossa economia é baseada na pecuária e setor de serviços, que ainda é a grande perspectiva de crescimento desta região.
Fonte: Ascom
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)