Domingo, 16 de dezembro de 2007 - 08h20
Oficial da ONU pôde até ligar para tranqüilizar mulher
Foi tranqüila a estada do espanhol David Castro Neto, oficial do Alto Comissariado da ONU, entre os cintas-largas. Nos quatro dias em que esteve formalmente seqüestrado, na Aldeia Roosevelt, em Rondônia, ele até ministrou um curso de capacitação em direitos humanos aos índios.
Na verdade, ele havia ido até a aldeia exatamente para o curso, aplicado pela ONU entre minorias de países pobres, com o intuito de ajudar na identificação e na denúncia de violações de direitos humanos.
Logo na sua chegada, em meio a uma recepção festiva, os índios avisaram-no, juntamente com um pedido de desculpas, de que ele ficaria retido até que o presidente da Funai fosse visitar a aldeia.
No segundo dia, quando circulou pelo mundo a notícia de que um enviado da ONU tinha sido seqüestrado, os índios providenciaram um telefone para que David ligasse para a Espanha e tranqüilizasse sua mulher. Num dos momentos de confraternização, ao fim de um dia de curso, lhe ofereceram chicha, espécie de cerveja indígena. Em outra ocasião insistiram para que dissesse o que estava com vontade de comer. Quando Castro respondeu, por delicadeza, sem pensar muito, que gostaria de um prato de carne, não titubearam: abateram um boi.
O procurador Reginaldo Pereira Trindade, que acompanhava o oficial da ONU, também teve tratamento especial. Quando a mulher dele disse que estava preocupada com o filho, que ficara com amigos na vizinha cidade de Espigão d''''Oeste, os índios também autorizaram ligações telefônicas e até disseram que poderia ir até lá, se quisesse. Como preferiu ficar com o marido, depois de tranqüilizar a família, os índios autorizaram o motorista que acompanhava o grupo e também tinha sido seqüestrado a ir até à cidade buscar mais roupas para ela.
David só não gostou do fato de ter de deixar Rondônia após o episódio do seqüestro. O plano dele era continuar mais alguns dias na região, para ministrar o mesmo curso aos índios suruís, cuja reserva fica próximo dali. Apesar de todas as deferências, contudo, os cintas-largas não o convidaram para ver a área do garimpo, localizada a menos de 20 quilômetros da aldeia onde ficou.
Fonte: Estadão de São Paulo
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025
A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho
Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)