Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Região Central firma compromisso para agroindústrias


O secretário executivo da Emater, Luiz Gomes Furtado, acompanhado do coordenador técnico e de planejamento, José Tarcísio Batista Mendes, reuniu os extensionistas dos municípios da região central de Rondônia para, juntamente com os técnicos dos principais órgãos ligados ao setor produtivo no Território da Cidadania Central, tratar da questão da política governamental para a agroindústria do Estado. A reunião foi realizada na última terça-feira (19), no Centro de Treinamento da Emater, em Ouro Preto do Oeste.

As discussões giraram em torno de temas ligados ao crédito de programas especiais como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e outras linhas de financiamento oferecidas pelos Bancos do Brasil e Banco da Amazônia. Também foi debatida a questão da assistência técnica e a regularização dos empreendimentos pelos órgãos controladores, em especial a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) e a Secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Para nivelar as informações entre os representantes das entidades presentes, o coordenador do programa de agroindústria da Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) apresentou a situação atual do programa estadual para indústrias. Ele falou ainda da necessidade da criação dos serviços municipais de inspeção sanitária (SIM) e as facilidades para se promulgar essa lei do SIM, aproveitando-se a experiência dos municípios que já fizeram, a exemplo de Ariquemes.

O secretário executivo da Emater, Luiz Gomes, disse em seu discurso que já existem muitas agroindústrias no estado, mas que estas não estão regularizadas. Segundo ele essas indústrias carecem apenas de ajustes técnicos nas instalações e das licenças dos órgãos de controle, para poderem operar com segurança e comercializar seus produtos, inclusive com programas oficiais como, por exemplo o programa de aquisição da merenda escolar que exige das prefeituras a compra de no mínimo 30% diretamente dos produtores da agricultura familiar.

O evento contou com a participação de várias autoridades dos municípios da região, entre os quais o prefeito de Teixeirópolis, Valdir Mendes de Castro; o presidente da Câmara Municipal de Mirante da Serra, vereador Fábio Dias, além de vereadores e secretários regionais do governo estadual e municipais de agricultura e de meio ambiente da região.

Para encerrar a reunião o coordenador técnico da Emater, José Tarcisio, convocou os representantes de órgãos como: Sebrae, Ceplac, Idaron, Sedam e os secretários regionais do governo sediados em Jaru, Ouro Preto e Ji-Paraná para firmarem o compromisso de dar agilidade aos processos de implantação e regularização de agroindústrias em todos os municípios da região.

Fonte: Wania Ressutti
EMATER-RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)